Estudo sobre acessibilidade espacial na Escola Aurélio Buarque de Holanda, em Teotônio Vilela - Alagoas

Estudo sobre acessibilidade espacial na Escola Aurélio Buarque de Holanda, em Teotônio Vilela - Alagoas

Autor(a)
Santos, Jandes Correia dos.
<jandes,santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
26/05/2025
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
139
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O ambiente escolar é fundamental para as interações sociais iniciais e a acessibilidade é essencial para uma educação inclusiva. A adoção de diretrizes de acessibilidade espacial no design escolar promove uma arquitetura mais inclusiva que deve ser acolhedora e segura para todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais. A análise dos espaços na arquitetura escolar é crucial para garantir igualdade de acesso e oportunidades, sendo necessário examinar como os espaços podem ser projetados para atender às diversas necessidades dos alunos. O objetivo do presente trabalho é avaliar os aspectos arquitetônicos da Escola Aurélio Buarque de Holanda, localizada em Teotônio Vilela – AL, quanto ao atendimento dos princípios da acessibilidade espacial. Inicialmente foram empregadas as estratégias de investigação por meio de entrevista semiestruturada, que é uma técnica de coleta de dados. Posteriormente a entrevista, foi realizado com educadores da instituição objeto de estudo o procedimento walkthrough que consiste em uma abordagem de análise que combina observação e entrevista simultaneamente. Por fim, foi utilizando um checklist de avaliação da acessibilidade, elaborado a partir de legislações, normas e diretrizes, principalmente, com base na NBR 9050/2020 – esta ação consiste na compreensão mais detalhada do local examinado. Através dos procedimentos, identificou-se os principais resultados: 1) falta de sinalização tátil para deficientes visuais, como pisos táteis e mapas de orientação em braile, nos ambientes externos e internos da instituição; 2) falta de rotas acessíveis entre os diferentes ambientes escolares; 3) as rampas não estão em conformidade com a NBR 9050/2020, apresentam inclinações acima de 8,33%, largura e pisos irregulares; 4) ambientes como sala de aula e biblioteca sem mobiliário adequado e sem portas que atendam a NBR 9050/2020; e, 5) instalações sanitárias não adaptadas, sem a presença de barras de apoio, sem espaço suficiente para movimentação de cadeiras de rodas e sem acessórios básicos. Após a análise geral dos resultados obtidos, apontou-se os aspectos da escola que mereciam maior atenção e a partir disto fez-se as sugestões de melhorias, visando a qualidade espacial do ambiente escolar. Contudo, o estudo ressalta a importância da educação inclusiva para assegurar a igualdade no acesso à educação, promovendo a interação entre alunos independentemente de suas deficiências e aponta a necessidade de eliminação de barreiras arquitetônicas para criar ambientes escolares que incentivem a autonomia dos indivíduos e, dessa forma, a inclusão das diferenças. 

Abstract

The school environment is fundamental for early social interactions, and accessibility is essential for inclusive education. The adoption of spatial accessibility guidelines in school design promotes a more inclusive architecture that should be welcoming and safe for all students, including those with special needs. The analysis of spaces in school architecture is crucial to ensure equal access and opportunities, and it is necessary to examine how spaces can be customized to meet the diverse needs of students. The objective of this study is to evaluate the innovative aspects of the Aurélio Buarque de Holanda School, located in Teotônio Vilela - AL, regarding compliance with the principles of spatial accessibility. Initially, semi-structured interviews, which are a data collection technique, were used as research strategies. After the interview, a step-by-step procedure was carried out with educators from the institution under study, which consists of an analysis approach that combines observation and interview simultaneously. Finally, an accessibility assessment checklist was used, prepared based on legislation, standards, and guidelines, mainly based on NBR 9050/2020 - this action consists of a more detailed understanding of the local examination. Through the procedures, the main results are agreed: 1) lack of tactile signage for the visually impaired, such as tactile floors and orientation maps in Braille, in the external and internal environments of the institution; 2) lack of accessible routes between the different school environments; 3) the ramps do not comply with NBR 9050/2020, have slopes above 8.33%, uneven width and floors; 4) environments such as classrooms and libraries without adequate furniture and without doors that comply with NBR 9050/2020; and, 5) unadapted sanitary facilities, without the presence of grab bars, without sufficient space for the movement of wheelchairs and without basic accessories. After the general analysis of the results obtained, the aspects of the school that deserved greater attention were pointed out and from this, suggestions for improvements were made, aiming at the spatial quality of the school environment. However, the study highlights the importance of inclusive education to ensure equal access to education, promoting interaction between students regardless of their disabilities and points out the need to eliminate architectural barriers to create school environments that encourage the autonomy of individuals and, thus, the inclusion of differences. 

Orientador(a)
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Banca Examinadora
Ma. Nunes, Ana Maria Laurindo André.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Projeto de acessibilidade.
Arquitetura inclusiva.
Arquitetura - Acessibilidade espacial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
19
Observações


Não foi possível exibir o PDF