Potencializando o aprendizado: o impacto dos sistemas tutores inteligentes no aprendizado dos alunos do ensino fundamental.
Potencializando o aprendizado: o impacto dos sistemas tutores inteligentes no aprendizado dos alunos do ensino fundamental.
<manoel.melo@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho busca compreender o impacto e a efetividade dos Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) no aprendizado dos alunos do ensino fundamental, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Os STIs empregam inteligência artificial para ajustar o processo de ensino, proporcionando experiências personalizadas e interativas. O estudo investiga a através de uma revisão bibliográfica as técnicas empregadas em pesquisas anteriores e os resultados alcançados com a aplicação dos STIs em diversas matérias e ambientes escolares, ressaltando a função desses sistemas em fomentar o envolvimento e oferecer apoio personalizado aos alunos. Também são investigados os principais padrões e tendências na aplicação dos STIs no ensino fundamental. A avaliação destaca a capacidade de sistemas como o PAT2Math e MAZK em personalizar o aprendizado e nas táticas para melhorar o rendimento escolar dos estudantes, auxiliando na construção de uma educação mais ajustada às demandas individuais.
This study seeks to understand the impact and effectiveness of Intelligent Tutoring Systems (STIs) on the learning of elementary school students through an integrative literature review. STIs employ artificial intelligence to adjust the teaching process, offering personalized and interactive experiences. The study investigates, through a literature review, the techniques used in previous research and the results achieved with the application of STIs in various subjects and school environments, highlighting the role of these systems in fostering engagement and offering personalized support to students. The main patterns and trends in the application of STIs in elementary school are also investigated. The evaluation highlights the ability of systems such as PAT2Math and MAZK to personalize learning and tactics to improve students' academic performance, helping to build an education more adjusted to individual demands.
Dr. Santos, Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra.
Ensino fundamental.
Sistemas tutores inteligentes.