O aprendizado da alfabetização no contexto da pandemia do COVID-19: uma análise de relatos docentes
O aprendizado da alfabetização no contexto da pandemia do COVID-19: uma análise de relatos docentes
<samara.barros.1603@gmail.com>
Introdução: A pandemia do Corona vírus impôs à educação brasileira desafios, principalmente no processo de alfabetização das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. O fechamento temporário das escolas e a adoção da metodologia do ensino remoto expuseram docentes, alunos e comunidade diante de uma nova realidade, evidenciada por limitações tecnológicas, sociais e pedagógicas. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo compreender, sob a ótica dos professores, de que maneira a alfabetização foi conduzida durante o período da pandemia da Covid-19, com enfoque especial às estratégias utilizadas, aos desafios impostos e às reverberações no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da aplicação de questionários estruturados a dois professores que atuaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Arapiraca-AL. A coleta de dados buscou levantar informações sobre as práticas pedagógicas adotadas, os recursos disponíveis e as percepções dos educadores face à vivência do ensino remoto. Resultados: Os depoimentos evidenciaram proeminentes dificuldades perpassadas no período, a exemplo da ausência de internet em várias residências, o déficit de equipamentos adequados, o interesse insatisfatório dos estudantes e o impacto emocional sobre todos os envolvidos. Os professores relataram que muitas crianças não conseguiram avançar satisfatoriamente na alfabetização, chegando ao terceiro ano com conhecimentos limitados sobre a leitura e escrita. Ainda assim, buscaram adaptar-se com o uso de ferramentas como WhatsApp, Google Meet e envio de atividades impressas. Recursos adicionais e lúdicos, como jogos, músicas, vídeos e atividades contextualizadas foram utilizados na tentativa de perpetuar o vínculo com os alunos e garantir algum progresso no aprendizado. Conclusão: O estudo revelou que, não obstante os professores tenham trabalhado com o objetivo em superar os desafios impostos pela pandemia, as condições desiguais de acesso e a falta de estrutura das redes públicas, seja de recursos físicos ou capacitação profissional, prejudicaram veementemente o processo de alfabetização. A experiência reitera a urgência de políticas educacionais que ampliem o acesso à tecnologia, valorizem a formação docente contínua e promovam maior equidade no sistema de ensino. Além disso, denota a relevância de considerar a escuta dos profissionais da educação na construção de estratégias eficazes para enfrentar crises futuras e garantir o direito à alfabetização a todas as crianças.
Introduction: The COVID-19 pandemic imposed significant challenges on Brazilian education, especially regarding the literacy process of children in the early years of elementary school. The temporary closure of schools and the adoption of remote teaching methodology placed teachers, students, and communities in a new reality, marked by technological, social, and pedagogical limitations. Objective: This study aimed to understand, from the teachers’ perspective, how literacy was conducted during the COVID-19 pandemic, with a special focus on the strategies employed, the challenges encountered, and the repercussions on the teaching and learning process. Methodology: To achieve this objective, a qualitative approach was adopted through the application of structured questionnaires to two teachers working in the early years of elementary education at public schools in the municipality of Arapiraca-AL. The data collection aimed to gather information about the pedagogical practices implemented, the available resources, and the educators' perceptions regarding their experiences with remote teaching. Results: The collected accounts revealed significant difficulties faced during the period, such as lack of internet access in many homes, insufficient equipment, low student engagement, and emotional impacts on all parties involved. The teachers reported that many children were unable to advance adequately in literacy, reaching the third grade with limited knowledge in reading and writing. Despite these challenges, the teachers adapted by using tools such as WhatsApp, Google Meet, and printed learning materials. Additional and playful resources, including games, songs, videos, and contextualized activities, were employed in an effort to maintain the student-school bond and foster some degree of learning progress. Conclusion: The study revealed that, although teachers made considerable efforts to overcome the challenges imposed by the pandemic, unequal access conditions and the lack of infrastructure in public school systems—both in terms of physical resources and professional training—severely hindered the literacy process. This experience highlights the urgency of educational policies that expand access to technology, support ongoing teacher training, and promote greater equity in the educational system. Moreover, it emphasizes the importance of listening to education professionals in the development of effective strategies to address future crises and to ensure the right to literacy for all children
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Ensino remoto.
Trabalho remoto.