Análise dos aspectos retóricos em postagens no perfil do DETRAN-AL no Instagram
Análise dos aspectos retóricos em postagens no perfil do DETRAN-AL no Instagram
<igor,cavalcante@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho aborda os aspectos retóricos presentes em postagens no perfil oficial do Departamento de Trânsito do estado de Alagoas – Detran-AL na rede social Instagram (@detranalagoas). O objetivo principal é analisar as estratégias retóricas mais recorrentes em publicações desse órgão governamental divulgadas em uma das suas redes sociais. O conceito de retórica começou a ser discutida por Aristoteles, pois ele é o autor que constituiu o seu conceito, porém nesse trabalho utilizaremos o conceito de Abreu (2021) que a define como a arte de convencer e persuadir por meio da linguagem. Esta pesquisa se fundamenta em autores como Abreu (2021), Ferreira (2023), Melo (2009), Paveau (2022), entre outros. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa (Paiva, 2019), na qual não há uma hipótese prévia definida, e o foco está no processo investigativo, e não no resultado final, caracterizando assim a natureza dessa abordagem. As análises indicam que os aspectos retóricos, em especial, a tríade ethos, pathos e logos (Aristóteles, 2005) e os diferentes lugares da argumentação são utilizados nas postagens analisadas do Detran-AL, intuindo a adesão do auditório, sobretudo, no que tange aos aspectos emocionais, possivelmente, atingidos pela constituição do pathos na referida rede social.
This paper explores the rhetorical aspects present in posts published on the Alagoas State Department of Transit – Detran-AL (@detranalagoas) official Instagram profile. The main objective is to analyze the most recurring rhetorical strategies used in the publications of this governmental agency on one of its social media platforms. Although the concept of rhetoric was initially developed by Aristotle, who laid its foundations, this study adopts the definition proposed by Abreu (2021), who describes rhetoric as the art of convincing and persuading through language. The research is grounded in the works of authors such as Abreu (2021), Ferreira (2023), Melo (2009), Paveau (2022), and others. The research adopts a qualitative approach (Paiva, 2019), in which there is no predefined hypothesis, and the focus is on the investigative process rather than the final result, thus characterizing the nature of this approach. The analyses reveal that rhetorical elements, particularly the triad ethos, pathos, and logos (Aristotle, 2005), and the different loci of argumentation are used in the analyzed Detran-AL’s Instagram posts, aiming to engage the audience, especially by appealing to emotional aspects possibly achieved through the construction of pathos in this social media context.
Me. Rocha, Max Silva da.
Linguística.
Retórica.