Paradesporto nas aulas de Educação física: sistematização de uma experiência de estágio supervisionado
Paradesporto nas aulas de Educação física: sistematização de uma experiência de estágio supervisionado
<silmara,rocha@arapiraca,ufal.br>
O presente estudo é resultado das experiências de intervenções durante o Estágio Supervisionado IV, no curso de Licenciatura em Educação Física. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que teve como objetivo: sistematizar a experiência do Estágio Supervisionado IV ao elaborar algumas reflexões sobre as possibilidades de ajuste do conhecimento em relação ao paradesporto. Para a coleta de dados, utilizaram-se os instrumentos de documentação do Estágio Supervisionado, tais como: a) o projeto de intervenção, e b) relatório final do Estágio Supervisionado IV. Foi empregada a metodologia de sistematização de experiências, conforme Holliday (2006). Para conduzir as intervenções realizadas nas aulas do estágio, foi selecionada a Abordagem Pedagógica da Educação Física Crítico-Superadora e o método da práxis social (Saviani, 2008). A sistematização da experiência possibilitou a identificação de alguns pontos importantes na caracterização da perspectiva dos estudantes do ensino médio acerca do paradesporto: 1. Desconhecimento de vivências do paradesporto nas aulas de Educação Física Adaptada (EFA); 2. Lacuna e ausência do paradesporto como conteúdo na Educação Física Escolar (EFE); 3. Mudança de visão anterior sobre paradesporto e acessibilidade; 4. Predomínio e percepção das dificuldades estruturais de inclusão e acessibilidade e 5. Aceitação positiva quanto à inserção do paradesporto nas aulas de EF na escola. Compreendeu-se que a implementação de práticas inclusivas nesse campo requer oportunidades de aprendizagem do conteúdo “paradesporto”, envolvendo não apenas suas dimensões teóricas, mas também a vivência de esportes adaptados. Tais oportunidades são fundamentais na construção de um olhar mais inclusivo nas aulas de EF.
This study is the result of the experiences from interventions during the Supervised Internship IV in the Physical Education Licensure course. It is a qualitative study aimed at systematizing the experience of the supervised internship IV by elaborating some reflections on the possibilities of adjusting knowledge in relation to parasports. For data collection, the documentation instruments of the Supervised Internship were used, such as: a) the intervention project, and b) the final report of supervised internship IV. The methodology of experience systematization was employed, according to Holliday (2006). To conduct the interventions carried out in the internship classes, the Critical-Superador Physical Education Pedagogical Approach and the method of social praxis (Saviani, 2008) were selected. The systematization of the experience made it possible to identify some important points in characterizing the perspective of high school students regarding parasports: 1. Lack of awareness of parasport experiences in Adapted Physical Education (EFA) classes; 2. Gap and lack of parasports as content in School Physical Education (EFE); 3. Change of previous views on parasports and accessibility; 4. Predominance and perception of structural difficulties in inclusion and accessibility; and 5. Positive acceptance regarding the inclusion of parasports in physical education classes at school. It was understood that the implementation of inclusive practices in this field requires learning opportunities about the content 'paradesporto', involving not only its theoretical dimensions but also the experience of adapted sports. Such opportunities are fundamental in building a more inclusive outlook in physical education classes.
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Paradesporto.
Esportes para pessoas com deficiência.
Educação física adaptada.