A dança como conteúdo da educação física escolar numa perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência: uma revisão de escopo

A dança como conteúdo da educação física escolar numa perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência: uma revisão de escopo

Autor(a)
Januario, João Victor Campos.
<joao.januario@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
09/05/2025
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar na literatura como a dança, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, vem sendo trabalhada por professores numa perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência. Trata-se de uma revisão de escopo realizada por meio de buscas nas bases Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Inicialmente, foram encontrados 97 documentos, entre artigos científicos, dissertações e teses, dos quais cinco foram selecionados para análise integral após a aplicação de critérios rigorosos de elegibilidade. Após a leitura dos textos completos, foi realizada uma análise temática. Os resultados revelam cinco temas centrais recorrentes: inclusão no contexto educacional, desenvolvimento de capacidades, criatividade, adaptações pedagógicas e ausência de referenciais teóricos consolidados. Embora não se identifique uma metodologia única e definida para o ensino da dança com foco na inclusão, observa-se a presença de abordagens metodológicas adaptadas às especificidades de cada deficiência. O estudo evidencia, ainda, a escassez de produções científicas sobre o tema, bem como os desafios enfrentados pelos docentes, como a carência de recursos e de formação específica, o que compromete a efetividade das práticas inclusivas no contexto escolar. Esses achados reforçam a necessidade de ampliação dos estudos e da formação continuada de professores, visando à promoção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade.

Abstract

This study aims to investigate, through a literature review, how dance, as a component of school Physical Education, has been approached by teachers from an inclusive perspective regarding persons with disabilities. It is a scoping review conducted through searches in the CAPES Journals Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Initially, 97 documents, including scientific articles, dissertations, and theses, were identified. After applying rigorous eligibility criteria, five documents were selected for full-text analysis. A thematic analysis was then performed on these texts. The results revealed five recurring central themes: inclusion in the educational context, development of abilities, creativity, pedagogical adaptations, and lack of consolidated theoretical frameworks. Although no single, defined methodology for teaching dance with an inclusive focus was identified, the presence of adapted methodological approaches tailored to the specificities of different disabilities was observed. The study also highlights a scarcity of scientific production on the subject, as well as challenges faced by teachers, such as a lack of resources and specific training, which hinder the effectiveness of inclusive practices in the school environment. These findings reinforce the need to expand research and promote ongoing teacher training to foster more equitable and diversity- sensitive pedagogical practices.

Orientador(a)
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Banca Examinadora
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Dança .
Educação inclusiva.
Esportes escolares.
Dança para pessoas com deficiência.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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