A capoeira nas aulas de educação física: da formação acadêmica à prática docente
A capoeira nas aulas de educação física: da formação acadêmica à prática docente
<joeliton.araujo@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo descrever e analisar as experiências de formação de um acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca com a capoeira, discutindo de que maneira suas vivências ao longo da graduação contribuíram para sua formação docente e para o trato pedagógico da capoeira nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema remonta ao ensino médio, quando o autor teve seu primeiro contato com a capoeira, tornando-se praticante e, posteriormente, integrando essa vivência ao contexto acadêmico e profissional. A trajetória universitária permitiu a articulação entre teoria e prática, proporcionando experiências pedagógicas em grupos, academias, oficinas e eventos acadêmicos. No entanto, também evidenciou a marginalização da capoeira e das lutas na Educação Física escolar, conforme apontado por Matos et al. (2013), que identificaram uma baixa representatividade desses conteúdos no currículo em comparação a esportes, jogos e brincadeiras, dança e ginástica. A experiência acadêmica demonstrou que a capoeira vai além da prática esportiva, sendo um elemento de identidade cultural e inclusão. Sua abordagem no ensino superior contribui para a formação de profissionais mais preparados para trabalhar com a diversidade, promovendo metodologias de ensino que respeitam e valorizam a cultura afro-brasileira.
This final undergraduate project aimed to analyze the experience of a student in the Physical Education Licentiate program at the Federal University of Alagoas – Arapiraca Campus with capoeira, investigating how their experiences throughout the degree contributed to their professional development. The interest in the topic dates back to high school when the author first encountered capoeira, becoming a practitioner and later integrating this experience into both academic and professional contexts. The university journey allowed for the articulation between theory and practice, providing pedagogical experiences in groups, academies, workshops, and academic events. However, it also highlighted the marginalization of capoeira and martial arts in school Physical Education, as pointed out by Matos et al. (2013), who identified a low representation of these contents in the curriculum compared to sports, games, dance, and gymnastics. The academic experience demonstrated that capoeira goes beyond sports practice, serving as an element of cultural identity and inclusion. Its incorporation into higher education contributes to the training of professionals who are better prepared to work with diversity, promoting teaching methodologies that respect and value Afro-Brazilian culture.
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Esportes escolares.
Capoeira (Esporte).