Os impactos da pandemia de COVID-19 no sistema educacional brasileiro: um estudo a partir das matrículas dos censos escolares 2019 a 2023

Os impactos da pandemia de COVID-19 no sistema educacional brasileiro: um estudo a partir das matrículas dos censos escolares 2019 a 2023

Autor(a)
Cardoso, Iasmin de Oliveira.
<iasmin.cardoso@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
06/06/2025
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho analisa os impactos da pandemia de COVID-19 no sistema educacional brasileiro, com ênfase nas variações no número de matrículas da Educação Básica entre os anos de 2019 (pré-pandemia), 2021 (auge da crise sanitária) e 2023 (período pós-pandêmico). A pesquisa, de caráter quantitativo-documental, utilizou dados oficiais do Censo Escolar do INEP para examinar variações nas matrículas por nível de ensino, localização geográfica, dependência administrativa, sexo e raça/cor. O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar aspectos relacionados ao número de matrículas na Educação Básica no período de 2019 a 2023 sobre as condições de acesso e permanência de todos os estudantes durante e após a pandemia de Covid19. Os resultados indicam uma queda significativa nas matrículas durante o ápice da pandemia, sobretudo na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), refletindo o impacto das desigualdades socioeconômicas e da falta de infraestrutura para o ensino remoto. Em contrapartida, observou-se crescimento expressivo nas matrículas da Educação Especial e dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. As análises revelam que as desigualdades raciais, de gênero e territoriais foram acentuadas durante o período, sendo os meninos pretos os mais afetados pela evasão escolar. Conclui-se que a recuperação do sistema educacional depende de políticas públicas intersetoriais que priorizem a equidade, a permanência e a qualidade do ensino, considerando os marcadores interseccionais expostos e agravados pela crise sanitária. 

Abstract

This paper analyzes the impacts of the COVID-19 pandemic on the Brazilian education system, with an emphasis on variations in the number of enrollments in Basic Education between 2019 (pre-pandemic), 2021 (peak of the health crisis), and 2023 (post-pandemic period). The quantitative-documentary research used official data from the INEP School Census to examine variations in enrollments by level of education, geographic location, administrative dependency, sex, and race/color. The objective of this research is to analyze and compare aspects related to enrollment numbers in Basic Education from 2019 to 2023, focusing on students’ access to and permanence in school during and after the COVID-19 pandemic. The results indicate a significant drop in enrollments during the height of the pandemic, especially in Early Childhood Education and Youth and Adult Education (EJA), reflecting the impact of socioeconomic inequalities and the lack of infrastructure for remote learning. On the other hand, there was a significant growth in enrollments in Special Education and technical courses integrated with High School. The analyses reveal that racial, gender and territorial inequalities were accentuated during the period, with black boys being the most affected by school dropout. It is concluded that the recovery of the education system depends on intersectoral public policies that prioritize equity, retention and quality of education, considering the intersectional markers exposed and aggravated by the health crisis. 

Orientador(a)
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Banca Examinadora
Dr. Prates, Ailton Cotrim.
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Palavras-chave
Desigualdade social.
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023.
Educação básica - Matrículas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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