Programa Segundo Tempo e formação inicial de professores de educação física: possibilidades no ensino da cultura corporal

Programa Segundo Tempo e formação inicial de professores de educação física: possibilidades no ensino da cultura corporal

Autor(a)
Oliveira, Paullyna Rafaella Barbosa.
<paullyna.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
09/04/2025
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a participação de licenciandos em Educação Física no Programa Segundo Tempo (PST) contribui para sua formação inicial, com ênfase nas vivências pedagógicas relacionadas ao ensino da cultura corporal no Ensino Fundamental I. Desenvolvido em Arapiraca, Alagoas, o estudo parte da constatação de que muitas escolas públicas da região não contam com professores especializados em Educação Física nos anos iniciais, o que compromete a qualidade do ensino dessa disciplina. Nesse contexto, o PST, implementado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), surge como uma alternativa complementar, oferecendo atividades esportivas e culturais para crianças da rede pública, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A metodologia adotada envolveu o registro da vivência direta dos licenciandos como monitores do programa, permitindo a observação e a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo de um ano e meio. Os resultados apontam que a participação no PST contribuiu significativamente para a formação docente dos acadêmicos, ao proporcionar experiências práticas que ampliaram sua compreensão sobre o ensino da cultura corporal e o papel social da Educação Física. O estudo destaca, ainda, a necessidade de melhores condições estruturais e de políticas públicas que garantam a continuidade e a ampliação do programa. Conclui-se que o PST é uma estratégia eficaz de formação para os futuros professores envolvidos. 

Abstract

This study aims to analyze how the participation of Physical Education undergraduate students in the Programa Segundo Tempo (PST) contributes to their initial training, with an emphasis on pedagogical experiences related to teaching body culture in Elementary Education. Developed in Arapiraca, Alagoas, the study is based on the observation that many public schools in the region lack specialized Physical Education teachers in the early years, which compromises the quality of education in this subject. In this context, the PST, implemented in partnership with the Federal University of Alagoas (UFAL), emerges as a complementary alternative, offering sports and cultural activities to children in public schools, especially those in socially vulnerable situations. The methodology involved recording the direct experiences of the undergraduates as monitors of the program, allowing for the observation and analysis of the pedagogical practices developed over a year and a half. The results indicate that participation in the PST significantly contributed to the future teachers' professional development by providing practical experiences that expanded their understanding of teaching body culture and the social role of Physical Education. The study also highlights the need for better structural conditions and public policies that ensure the continuity and expansion of the program. It concludes that the PST is an effective training strategy for the future teachers involved. 

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Prates, Ailton Cotrim.
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Palavras-chave
Formação docente.
Cultura corporal.
Educação física - Professores.
Esportes escolares.
Extensão universitária.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
14
Observações


Não foi possível exibir o PDF