Um estudo piloto sobre o papel do Programa residência Pedagógica na formação docente em educação física
Um estudo piloto sobre o papel do Programa residência Pedagógica na formação docente em educação física
<rafaela.batista@arapiraca.ufal.br>
O objetivo dessa pesquisa é investigar o impacto do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação de estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus - Arapiraca, compreendendo também seu papel como política pública formativa, por meio da comparação das experiências pedagógicas de dois estudantes: um que participou do programa e outro que não participou. A metodologia utilizada se fundamenta em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semi estruturadas para a coleta de dados e análise de conteúdo para interpretação das respostas. Os resultados demonstraram que o PRP favorece uma formação mais consistente, ampliando a interação teórico - prática, isso ficou destacado pelo estudante que não fez parte do programa que enfatizou que o estágio supervisionado mostrou-se limitado na preparação para a realidade docente. Conclui-se que a PRP, enquanto política pública, representa um avanço na formação, ao possibilitar aos discente s mais oportunidades para o desenvolvimento de competências pedagógicas mais sólidas. Contudo, o trabalho também alerta para a necessidade da construção e valorização de programas que promovam uma formação crítica, reflexiva e comprometida com a preparação para a realidade educacional.
The objective of this research is to investigate the impact of the Pedagogical Residency Program (PRP) on the training of Physical Education students at the Federal University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus, also understanding its role as a public training policy, by comparing the pedagogical experiences of two students: one who participated in the program and the other who did not. The methodology used is based on a qualitative approach, using semi-structured interviews for data collection and content analysis for interpretation of responses. The results demonstrated that the PRP promotes more consistent training, expanding theoretical-practical interaction. This was highlighted by the student who did not participate in the program, who emphasized that the supervised internship proved limited in preparing them for the teaching environment. The conclusion is that the PRP, as a public policy, represents an advance in training by providing undergraduates with more opportunities to develop stronger pedagogical skills. However, the study also highlights the need to develop and value programs that promote critical, reflective training that is committed to preparing them for the educational environment.
Me. Melo, Pedro Henrique Ferreira de.
Políticas públicas.
Professores de educação física.