Lutas: um ensaio acadêmico sobre a experiência durante a formação de professora de Educação física na UFAL- Arapiraca
Lutas: um ensaio acadêmico sobre a experiência durante a formação de professora de Educação física na UFAL- Arapiraca
<rosiane.lessa@arapiraca.ufal.br>
O presente ensaio acadêmico tem como objetivo refletir sobre as lutas na formação docente em Educação Física, por meio da experiência de uma estudante dessa licenciatura. Partiu-se do entendimento de que o curso apresenta alguns limites para um trabalho de formação mais amplo no tocante às lutas, que venha a promover o desenvolvimento das necessárias habilidades para atuação docente plena nesse campo. Nesse sentido, o estudo adota como metodologia a discussão teórica, recorrendo a procedimentos de sistematização da experiência da discente, para tecer reflexões sobre como as lutas são compreendidas na formação em Educação Física, mediante três aspectos: 1. a presença do conteúdo na grade curricular, 2. a oferta de projetos de extensão e oficinas sobre o tema, bem como a 3. oportunidade de estágio supervisionado. Buscou-se enfatizar a importância das contribuições para o processo de ensino e aprendizagem desse tema, com vistas à superação de dificuldades como falta de experiência dos/as professores/as com as lutas, associações entre lutas e violência e ainda falta de materiais adequados para o trabalho pedagógico. Outrossim, é imprescindível a compreensão da forma pelo qual o/a professor/a de educação física leciona o conteúdo lutas na escola tem relação com o contato e a aprendizagem do mesmo no período de formação. Assim, o/a professor/a deve contribuir de forma efetiva na formação do/a estudante, em que o ensino consiste na ferramenta essencial para o aprendizado da disciplina.
This academic essay aims to reflect on the struggles in Physical Education teacher training, through the experience of a student of this degree. It was understood that the course presents some limitations for a broader training work regarding struggles, which may promote the development of the necessary skills for full teaching performance in this field. In this sense, the study adopts theoretical discussion as its methodology, resorting to procedures for systematizing the student's experience, to reflect on how struggles are understood in Physical Education training, through three aspects: 1. the presence of the content in the curriculum, 2. the provision of extension projects and workshops on the topic, as well as the 3. opportunity for supervised internship. The aim wasto emphasize the importance of contributionsto the teaching and learning process of this topic, with a view to overcoming difficulties such as teachers' lack of experience with fighting, associations between fighting and violence, and also the lack of adequate materials for pedagogical work. Furthermore, it is essential to understand the way in which the physical education teacher teaches the content of fighting in schools and is related to the contact and learning of the same during the training period. Thus, the teacher must contribute effectively to the student's education, in which teaching consists of the essential tool for learning the subject.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Luta (Esporte).
Professores de educação física.
Esportes escolares.