A interface entre a educação popular em saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil: possibilidades de intervenção do/a assistente social

A interface entre a educação popular em saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil: possibilidades de intervenção do/a assistente social

Autor(a)
Messias, Thallita da Silva.
<thalita.messias@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
03/06/2025
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Número de folhas
72
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desenvolver um estudo crítico sobre a relação entre a educação popular em saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE), evidenciando as possibilidades de intervenção do/a assistente social nesse processo intersetorial entre as políticas de saúde e educação. O interesse pela temática surgiu a partir de vivências acadêmicas, aliado à observação do avanço da regulamentação para a atuação de assistentes sociais no âmbito escolar e pela identificação da necessidade de efetivação concreta do PSE nas redes públicas de educação básica. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, com base no método histórico-crítico e na perspectiva do materialismo histórico-dialético, buscando compreender a realidade em sua totalidade e complexidade. O trabalho foi estruturado em duas seções centrais. A primeira seção deste trabalho abordou a trajetória histórica das políticas de saúde e educação, no Brasil, promovendo uma compreensão ampliada processo saúde-doença e destacando a educação popular em saúde como conquista dos movimentos sociais e ferramenta de conscientização crítica da população. A segunda seção tratou da interface entre o PSE e a educação popular em saúde, discutindo a inserção do/a assistente social nesse contexto e sua contribuição para a promoção da saúde e garantia de direitos sociais. Os resultados evidenciam que a atuação do/a assistente social no PSE, com base na educação popular em saúde, fortalece a articulação intersetorial e contribui para a construção de práticas dialógicas e comprometidas com os princípios da educação popular em saúde e do projeto ético-político do Serviço Social. A pesquisa destaca a importância da valorização da comunidade escolar como sujeitos ativos na promoção da saúde. Conclui-se que a efetivação de políticas públicas intersetoriais, como o PSE, requer o reconhecimento do território como espaço social e político, bem como o compromisso com a formação crítica dos sujeitos. A integração entre saúde e educação, mediada por práticas fundamentadas na educação popular em saúde e na atuação crítica do/a assistente social, é fundamental para o enfrentamento das expressões da questão social e para a construção de políticas públicas efetivas.

Abstract

This Final Course Work aims to develop a critical study on the relationship between popular health education and the Health in School Program (PSE), highlighting the possibilities of intervention by social workers in this intersectoral process between health and education policies. The interest in the subject arose from academic experiences, combined with the observation of the advancement of regulations for the work of social workers in schools and the identification of the need for concrete implementation of the PSE in public basic education networks. The research, of a qualitative nature, was developed through a bibliographic and documentary survey, based on the historical-critical method and the perspective of historical-dialectical materialism, seeking to understand reality in its totality and complexity. The work was structured in two central sections. The first section of this work addressed the historical trajectory of health and education policies in Brazil, promoting a broader understanding of the health-disease process and highlighting popular health education as an achievement of social movements and a tool for critical awareness of the population. The second section addressed the interface between the PSE and popular health education, discussing the insertion of social workers in this context and their contribution to health promotion and guarantee of social rights. The results show that the work of social workers in the PSE, based on popular health education, strengthens intersectoral articulation and contributes to the construction of dialogic practices committed to the principles of popular health education and the ethical-political project of Social Work. The research highlights the importance of valuing the school community as active subjects in health promotion. It is concluded that the implementation of intersectoral public policies, such as the PSE, requires the recognition of the territory as a social and political space, as well as a commitment to the critical formation of subjects. The integration between health and education, mediated by practices based on popular health education and the critical work of social workers, is fundamental to addressing the expressions of the social issue and to the construction of effective public policies.

Orientador(a)
Dr.ª Barbosa, Mayra de Queiroz.
Banca Examinadora
Ma. Rocha, Karina Lima Duarte Neves.
Dr.ª Medeiros, Silvana Márcia de Andrade.
Palavras-chave
Saúde escolar.
Saúde - Educação popular.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
22
Observações


Não foi possível exibir o PDF