Pode gíria na escola? Reflexões sobre variantes coloquiais no âmbito escolar

Pode gíria na escola? Reflexões sobre variantes coloquiais no âmbito escolar

Autor(a)
Rocha, Yanne Mikaelle Ferreira.
<yanne.ferreira@arapiraca,ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
19/05/2025
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o uso de gírias e da linguagem coloquial no ambiente escolar, com foco em alunos do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental em Feira Grande, AL. Por meio de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), analisa-se a variação linguística, sua influência nas práticas pedagógicas e as percepções docentes sobre o impacto dessas variantes informais no ensino da variedade padrão do português. Os resultados revelam que as gírias são marcadores de identidade social e cultural, desempenhando papel relevante na coesão grupal e expressão individual. O estudo destaca a necessidade de equilibrar o respeito às práticas linguísticas dos alunos com o ensino de registros formais, propondo estratégias pedagógicas inclusivas que integrem a diversidade linguística ao currículo escolar. Recomenda-se valorizar a pluralidade da linguagem como recurso pedagógico, promovendo uma educação mais reflexiva e equitativa.

Abstract

This study investigates the use of slang and colloquial language in the school environment, focusing on 8th and 9th grade students in Feira Grande, Alagoas. Through a mixed approach (quantitative and qualitative), linguistic variation, its influence on pedagogical practices and teachers' perceptions of the impact of these informal variants on the teaching of standard Portuguese are analyzed. The results show that slang is a marker of social and cultural identity, playing an important role in group cohesion and individual expression. The study highlights the need to balance respect for students' linguistic practices with the teaching of formal registers, proposing inclusive pedagogical strategies that integrate linguistic diversity into the school curriculum. It is recommended to value the plurality of language as a pedagogical resource, promoting a more reflective and equitable education.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Esp. Silva, Aldo Matheus do Nascimento.
Ma. Silva, Waldenia Maria da .
Palavras-chave
Linguística.
Práticas pedagógicas.
Linguagem (Gíria).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
15
Observações


Não foi possível exibir o PDF