Introdução de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's) na alimentação escolar: uma ferramenta no caminho da independência alimentar em uma escola do agreste alagoano
Introdução de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's) na alimentação escolar: uma ferramenta no caminho da independência alimentar em uma escola do agreste alagoano
<samilly.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho teve por objetivo apresentar técnicas de introdução de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na alimentação diária dos alunos. São plantas de grande valor nutricional, mas que, mesmo comestíveis e nutritivas, não fazem parte da dieta alimentar tradicional da maioria das pessoas. A inclusão dessas plantas no contexto alimentar, seja em escolas, comunidades ou na alimentação cotidiana, pode ser uma excelente estratégia para promover uma alimentação mais saudável e sustentável, visto que com o aquecimento global, as PANCs são uma possibilidade para a alimentação futura. Para atender o objetivo proposto, foram realizadas diversas atividades, incluindo a aplicação de questionários, palestras informativas sobre os benefícios nutricionais das PANCs, e a realização de degustações de pratos preparados com essas plantas. Durante o projeto, também foi organizado oficina culinária, na qual os participantes aprenderam a incorporar as PANCs em receitas do cotidiano, experimentando pratos diversificados e saborosos. Como parte da abordagem educativa, foi desenvolvida uma cartilha com receitas simples e práticas para incentivar o uso dessas plantas na alimentação diária. Além disso, foi criado um jogo didático para tornar o aprendizado mais interativo. É possível concluir que as PANCs possuem grande potencial para contribuir para a nossa alimentação futura, de forma saudável, nutritiva, saborosa e de fácil cultivo, precisando apenas ser desmistificadas para serem vistas como alimentos convencionais e inseridos na alimentação diária. Inicialmente, os questionários aplicados revelaram pouco conhecimento prévio acerca das PANCs. No entanto, após a realização de palestras informativas, degustações guiadas, oficinas culinárias, avaliação sensorial de pratos, atividades lúdicas por meio de um jogo online e a apresentação de uma cartilha com receitas, houve um maior engajamento e compreensão do valor nutricional dessas plantas.
The objective of this study was to present techniques for introducing Non-Conventional Edible Plants (NCEPs) into students' daily diets. These plants have high nutritional value, but despite being edible and nutritious, they are not part of most people's traditional diets. Including these plants in the food context, whether in schools, communities or in everyday diets, can be an excellent strategy for promoting healthier and more sustainable eating, since with global warming, NEPs are a possibility for future nutrition. To achieve the proposed objective, several activities were carried out, including questionnaires, informative lectures on the nutritional benefits of NEPs, and tastings of dishes prepared with these plants. During the project, a cooking workshop was also organized, in which participants learned how to incorporate NEPs into everyday recipes, trying out diverse and tasty dishes. As part of the educational approach, a booklet with simple and practical recipes was developed to encourage the use of these plants in daily diets. In addition, an educational game was created to make learning more interactive. It is possible to conclude that PANCs have great potential to contribute to our future diet, in a healthy, nutritious, tasty and easy-to-grow way, and only need to be demystified so that they can be seen as conventional foods and included in the daily diet. Initially, the questionnaires applied revealed little prior knowledge about PANCs. However, after informative lectures, guided tastings, culinary workshops, sensory evaluation of dishes, fun activities through an online game and the presentation of a booklet with recipes, there was greater engagement and understanding of the nutritional value of these plants.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
Merenda escolar.