O trato com o conhecimento da educação física escolar nas escolas públicas municipais do agreste alagoano
O trato com o conhecimento da educação física escolar nas escolas públicas municipais do agreste alagoano
<milena.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido a partir dos conhecimentos adquiridos na área da Educação Física Escolar, por meio do componente curricular ‘Prática Pedagógica como Componente Curricular do Ensino da Dança (PRACC da Dança)’, do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, durante o semestre letivo de 2021.2. O objetivo deste estudo é compreender o trato com o conhecimento da Educação Física Escolar nas escolas públicas dos municípios do Agreste Alagoano. A pesquisa foi realizada com quatro professores de Educação Física e dois profissionais da equipe gestora das escolas participantes. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados pela técnica descritivo-interpretativa (Marconi e Lakatos, 2003). Os resultados apontam que todos os docentes entrevistados trabalham com os conteúdos da Cultura Corporal, adotando procedimentos metodológicos e estratégias de avaliação. Em termos gerais, a Educação Física nas escolas da região segue um modelo que integra teoria e prática, com os/as docentes valorizando a cultura corporal como conteúdo central.
This Undergraduate Thesis was developed based on the knowledge acquired in the field of School Physical Education through the curricular component Pedagogical Practice as a Curricular Component of Dance Teaching (PRACC of Dance), part of the Physical Education Teaching Degree Program at the Federal University of Alagoas – Arapiraca Campus, during the academic semester of 2021.2. The aim of this study is to understand the treatment of knowledge in School Physical Education in public schools of the municipalities located in the Agreste region of Alagoas. The research was conducted with four Physical Education teachers and two members of the management team from the participating schools. It is a qualitative field investigation with a descriptive nature, using the semi-structured interview as the main data collection instrument. The data were analyzed using the descriptive-interpretative technique (Marconi & Lakatos, 2003). The results show that all interviewed teachers work with the contents of Body Culture, adopting methodological procedures and evaluation strategies. In general, Physical Education in the region's schools follows a model that integrates theory and practice, with teachers valuing body culture as a central content.
Dr. Silva, Irinaldo Deodato.
Educação física.
Cultura corporal.
Currículo.