Experiências de letramento em saúde de pacientes com hanseníase atendidos no município de Arapiraca/AL

Experiências de letramento em saúde de pacientes com hanseníase atendidos no município de Arapiraca/AL

Autor(a)
Leite, Luzia Karoline Teixeira.
<luzia.leite@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
17/04/2025
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta os seres humanos há milênios, produzindo incapacidades físicas repercutem no sofrimento de preconceitos e exclusão social. O letramento em saúde é um fator determinante na diminuição dos estigmas que permeiam a doença em questão. Entretanto, pacientes com baixo letramento em saúde são mais propensos à hanseníase e enfrentam dificuldades em adotar práticas que promovam uma boa saúde. Sendo assim, o objetivo deste estudo é compreender as experiências de letramento em saúde de pacientes com hanseníase, do município de Arapiraca/AL. Percurso metodológico: A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, realizada com 30 pacientes diagnosticados com hanseníase, usuários de um centro de referência, localizado no município de Arapiraca. Para a coleta de dados foram realizadas seis perguntas norteadoras, abordando o entendimento das habilidades de letramento em saúde dos participantes em buscar e compreender informações relacionadas a hanseníase, utilizar os serviços de saúde devido as complicações da hanseníase, compartilhar e avaliar informações em saúde com relação a hanseníase. A exploração dos dados ocorreu a partir da análise temática de Minayo e evidenciou quatro categorias: busca de informações sobre a hanseníase, compreensão das informações sobre a hanseníase, compartilhamento de informações sobre a hanseníase e avaliação das informações sobre a hanseníase. Resultados: Com relação à Busca de informações, a falta de conhecimento e o estigma foram os principais fatores que dificultaram a busca de informações de saúde sobre a hanseníase pelos entrevistados. Na categoria de compreensão das informações sobre a hanseníase, a maioria dos participantes relatou que compreende o que lhes é passado. O compartilhamento de informações sobre a hanseníase foi inexistente entre a maioria dos participantes, e dentre os principais motivos para não compartilharem informações, os entrevistados alegaram sentimentos de vergonha e falta de conhecimento. No que diz respeito à categoria de avaliação das informações sobre a hanseníase, os participantes, quase que em sua totalidade, apresentaram dificuldades em identificar notícias falsas relacionadas à hanseníase. Considerações finais: Os participantes deste estudo demonstraram fragilidades nas habilidades de letramento em saúde. Assim, cabe aos profissionais de saúde, com destaque para o enfermeiro, a realização de intervenções de educação em saúde, que busquem melhorar as habilidades de letramento em saúde e atenuar os estigmas relacionados às pessoas diagnosticadas com a hanseníase.

Abstract

Introduction: Leprosy is an infectious disease that has affected humans for centuries, producing physical disabilities that generate prejudice and social exclusion. Health literacy is a determining factor in reducing the stigmas that permeate the disease in question. However, patients with low health literacy are more prone to leprosy and face difficulties in adopting practices that promote good health. Therefore, the objective of this study is to understand the health literacy experiences of leprosy patients in the city of Arapiraca/AL. Methodological approach: The research had a qualitative approach of the exploratory and descriptive type, carried out with 30 patients diagnosed with leprosy, users of a reference center, located in the city of Arapiraca. Six guiding questions were used to collect data, addressing the understanding of participants' health literacy skills in seeking and understanding information related to leprosy, using health services due to complications of leprosy, and sharing and evaluating health information related to leprosy. Data exploration was based on Minayo's thematic analysis and revealed four categories: seeking information about leprosy, understanding information about leprosy, sharing information about leprosy, and evaluating information about leprosy. Results: Regarding the search for health information about leprosy, lack of knowledge and stigma were the main factors that hindered the search for information by the interviewees. In the category of understanding information about leprosy, most participants reported that they understand what is being told to them. Sharing information about leprosy was non-existent among most participants, and among the main reasons for not sharing information, the interviewees claimed feelings of shame and lack of knowledge. Regarding the category of assessment of information about leprosy, almost all participants had difficulty identifying fake news related to leprosy. Final considerations: The participants in this study demonstrated weaknesses in health literacy skills. Therefore, it is up to health professionals, especially nurses, to carry out health education interventions that seek to improve health literacy skills and mitigate the stigmas related to people diagnosed with leprosy.

Orientador(a)
Dr.ª Serbim, Andreivna Kharenine.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Jarbas Ribeiro de.
Dantas, José Eduardo Ferreira.
Palavras-chave
Hanseníase.
Enfermagem.
Educação em saúde.
Letramento em saúde .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
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Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 01 jul. 2026.