O negro no livro didático de história: repercussões da Lei nº 10.639/2003 no Ensino fundamental
O negro no livro didático de história: repercussões da Lei nº 10.639/2003 no Ensino fundamental
<maria.clesiane@arapiraca.ufal.br>
Este texto aborda a temática da representação do negro no livro didático de História. O interesse pelo estudo ocorreu a partir de experiências acadêmicas vivenciadas na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de História 2, no curso de Pedagogia da Ufal Arapiraca. A problemática da pesquisa foi: como a história e a cultura afro-brasileira são abordadas em livros didáticos dos anos iniciais? O objetivo geral consistiu em analisar como a história e a cultura afro-brasileira são enfocadas em livros didáticos do componente curricular de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa é de tipo qualitativa, sendo dividida em bibliográfica e documental. Entre os autores que fundamentam o estudo, destacam-se: Bittencourt (2009), Fonseca (2012), Adichie (2019), Almeida (2019), Bento (2022) e Pinheiro (2023). A pesquisa documental foi realizada através da Lei nº 10.639/2003 e nas coleções “Pitanguá Mais Ciências Humanas” (4º e 5º anos) e “A conquista” (4º e 5º anos). O estudo revelou que o ensino de História foi marcado por uma negação da história e cultura dos povos africanos, que o livro didático é um dos principais instrumentos de trabalho dos professores na Educação Básica e que a Lei nº 10.639/2003 e outros marcos normativos que tratam da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar têm contribuído para uma abordagem positiva da representação e da contribuição dos negros na formação do povo brasileiro. O estudo demonstrou ainda que a formação inicial dos professores é um dos aspectos fundamentais para a promoção de uma educação antirracista, inclusiva e diversa.
This text addresses the theme of the representation of black people in history textbooks. Interest in the study arose from academic experiences in the course Knowledge and Methodologies of History Teaching 2, in the Pedagogy program at UFAL Arapiraca. The research question was: how are Afro-Brazilian history and culture addressed in textbooks for the early years of schooling? The overall objective was to analyze how Afro-Brazilian history and culture are addressed in textbooks for the History component of the curriculum for the early years of elementary school. In terms of methodology, the research is qualitative, divided into bibliographic and documentary. Among the authors who form the basis of the study, the following stand out: Bittencourt (2009), Fonseca (2012), Adichie (2019), Almeida (2019), Bento (2022), and Pinheiro (2023). The documentary research was carried out through Law No. 10,639/2003 and in the collections “Pitanguá Mais Ciências Humanas” (4th and 5th grades) and “A conquista” (4th and 5th grades). The study revealed that history teaching has been marked by a denial of the history and culture of African peoples, that textbooks are one of the main tools used by teachers in basic education, and that Law No. 10,639/2003 and other regulatory frameworks dealing with the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history and culture -Brazilian history and culture in the school curriculum have contributed to a positive approach to the representation and contribution of black people in the formation of the Brazilian people. The study also demonstrated that the initial training of teachers is one of the fundamental aspects for promoting anti-racist, inclusive, and diverse education.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Formação docente.
Educação.
Educação antirracista.