Luz, câmera e ação: a importância da arquitetura na criação de cenários e na compreensão de histórias no cinema

Luz, câmera e ação: a importância da arquitetura na criação de cenários e na compreensão de histórias no cinema

Autor(a)
Barbosa, Anthony Marcell de Menezes.
<anthony.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
21/11/2024
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
93
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho destaca a arquitetura em um dos seus diferentes aspectos de atuação, que é na criação de cenários para o cinema, visto que ela assume o papel de representar o espaço e o tempo no contexto das obras audiovisuais. O objetivo principal é analisar a importância da arquitetura na criação de cenários e na compreensão de histórias contadas no cinema, utilizando como objeto de estudo duas produções audiovisuais internacionais produzidas de 2012 até 2022, sendo elas Jojo Rabbit e Jogos Vorazes. Destacando elementos como a evolução da cenografia, até os dias atuais como forma de apresentar conceitos básicos para melhor compreensão da sua funcionalidade dentro de uma obra cinematográfica e evidenciar a arquitetura como elemento visual importante dentro do filme. Utilizando de uma análise detalhada dos principais aspectos arquitetônicos nos filmes e fazendo uso de questionários como base de dados para entender como espectadores absorvem e observam a cenografia como parte essencial da história ao final. A pesquisa visa ressaltar o papel de arquitetura nas obras cinematográficas e salientar sua importância na compreensão da narrativa como forma de evidenciar aspectos das personagens de forma visual.

Abstract

This paper highlights architecture in one of its diverse roles, which is in the creation of movie sets, as it takes on the responsibility of representing space and time in the context of audiovisual works. The primary objective is to analyze the significance of architecture in crafting sets and comprehending the stories told in cinema, using as case studies two international audiovisual productions released between 2012 and 2022, namely Jojo Rabbit and The Hunger Games. The paper will highlight elements like the evolution of set design, up to the present day, as a way of presenting basic concepts for a better understanding of its functionality within a cinematic work and showcasing architecture as a vital visual element within the film. Through a detailed analysis of the key architectural aspects in the films and utilizing questionnaires as a data foundation to understand how viewers absorb and perceive set design as an essential part of the story, the research aims to emphasize the role of architecture in cinematic works and highlight its importance in comprehending the narrative as a way of visually highlighting aspects of the characters.

Orientador(a)
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Banca Examinadora
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Jesus, Katia Barros de.
Dr. Neves, Rafael Rust.
Palavras-chave
Arquitetura no cinema.
Cinema - Cenografia e cenários.
Arquitetura filmica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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40
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