Educação financeira no Ensino fundamental: o que dizem os professores de matemática da Escola Pública Professor José Rodrigues Filho em Lagoa da Canoa / Alagoas

Educação financeira no Ensino fundamental: o que dizem os professores de matemática da Escola Pública Professor José Rodrigues Filho em Lagoa da Canoa / Alagoas

Autor(a)
Cavalcante Filho, Carlos Alberto Tenório.
<carlos.cavalcante@im.ufal.br> Silva Neto, Jaynne.
<jaynne.neto@im.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
03/09/2025
Curso/Outros
Matemática (EaD)
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade conhecer o que dizem os professores de matemática de uma escola pública municipal sobre a educação financeira implementada como conteúdos matemáticos. Esse tema vem sendo assunto global nos últimos anos, apoiados por diversos órgãos internacionais, dentre eles a ONU e a OCDE, com a finalidade de melhorar os níveis educacionais das pessoas sobre a educação financeira, por se tratar de uma questão fundamental que envolve a vida das pessoas, seu estilo de vida, níveis de consumo e comportamento do consumidor. Trata-se de uma pesquisa exploratória com análise de conteúdo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário enviado online através do google docs para os participantes. Além disso, foram usados livros e revistas, bem como pesquisas onlines através dos sites Scielo, Google Acadêmico, etc. para subsidiar o referencial teórico.

Abstract

This research aims to find out what mathematics teachers at a municipal public school say about financial education implemented as mathematical content. This topic has been a global issue in recent years, supported by several international bodies, including the UN and the OECD, with the aim of improving people's educational levels on financial education, as it is a fundamental issue that involves life of people, their lifestyle, consumption levels and consumer behavior. This is an exploratory research with content analysis, whose data were collected through the application of a questionnaire sent online via Google Docs to the participants. In addition, books and magazines were used, as well as online research through the Scielo, Google Scholar, etc. websites. to support the theoretical framework.

Orientador(a)
Dr. Silva Júnior, Rinaldo Vieira da.
Banca Examinadora
Dr. Nascimento, Arlyson Alves do.
Dr. Barbosa, Isnaldo Isaac.
Palavras-chave
Educação.
Educação financeira.
Matemática (Ensino fundamental) .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
24
Observações


Não foi possível exibir o PDF