Paisagens vivas: projeto paisagístico para um jardim botânico na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - AL
Paisagens vivas: projeto paisagístico para um jardim botânico na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - AL
<roberta.suelen@arapiraca.ufal.br>
A interação entre o ser humano e a natureza tem sido estimulada ao longo do tempo através da criação e apreciação de espaços verdes, nos quais a paisagem desempenha um papel crucial. O paisagismo, como disciplina, surge da necessidade de dar forma e aprimorar ambientes, incorporando aspectos estéticos, funcionais e ambientais. Dentro deste diálogo entre a natureza e a intervenção humana, os jardins botânicos surgem como locais emblemáticos, representando não apenas a diversidade botânica, mas também a excelência do design paisagístico. O Campus da Universidade Federal de Alagoas, em Arapiraca, ainda não conta com um jardim botânico e, uma crítica recorrente da comunidade universitária aponta para a falta de espaços adequados para descanso, contemplação e atividades artístico-científicas, fundamentais para o bem-estar e o enriquecimento da experiência acadêmica. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo geral propor um projeto paisagístico em nível de Plano de Massas para um jardim botânico no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), de modo que contribua para a preservação do ecossistema, para a valorização da paisagem local, para a educação ambiental e o convívio social. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dessa temática e estudo de projetos referenciais. Em seguida, foi conduzida uma análise dos condicionantes físico-ambientais da área de intervenção, a consulta à comunidade acadêmica através de questionário online e entrevista com o docente que desenvolve pesquisas no campo da etnobotânica. Uma proposta paisagística combinando os fundamentos do paisagismo com funcionalidade, integração com o Campus, promoção da relação entre ciência e cultura, além da preservação ambiental.
The interaction between humans and nature has been encouraged over time through the creation and appreciation of green spaces, in which the landscape plays a crucial role. Landscaping, as a discipline, emerges from the need to shape and enhance environments by incorporating aesthetic, functional, and environmental aspects. Within this dialogue between nature and human intervention, botanical gardens stand out as emblematic spaces, representing not only botanical diversity but also excellence in landscape design. The campus of the Federal University of Alagoas, in Arapiraca, does not yet have a botanical garden, and a recurring criticism from the university community highlights the lack of adequate spaces for rest, contemplation, and artisticscientific activities, which are essential for well-being and the enrichment of the academic experience. Given this issue, this study aims to propose a landscape design at the Mass Plan level for a botanical garden on the Arapiraca Campus of the Federal University of Alagoas (UFAL), contributing to ecosystem preservation, the enhancement of the local landscape, environmental education, and social interaction. To achieve this, a literature review on the subject was conducted, along with a study of reference projects. Subsequently, an analysis of the physical and environmental conditions of the intervention area was carried out, as well as a consultation with the academic community through an online questionnaire and an interview with a professor conducting research in the field of ethnobotany. The resulting landscape proposal combines the principles of landscaping with functionality, integration with the campus, the promotion of the relationship between science and culture, and environmental preservation.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Arquitetura paisagística.
Jardins - Projetos.
Arquitetura de jardins.