A interculturalidade e a decolonialidade no ensino de física: uma abordagem prática e reflexiva na residência pedagógica

A interculturalidade e a decolonialidade no ensino de física: uma abordagem prática e reflexiva na residência pedagógica

Autor(a)
Silva, Diogo Erick.
<diogo.erick.silva@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
04/06/2025
Curso/Outros
Física
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta a experiência desenvolvida durante a Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase na aplicação de metodologias pedagógicas inovadoras fundamentadas nos princípios da interculturalidade e da decolonialidade. O objetivo principal foi investigar como práticas de ensino contextualizadas e culturalmente sensíveis podem ressignificar o ensino de Física, promovendo uma formação crítica, inclusiva e plural. A metodologia adotada baseou-se em quatro etapas: planejamento, formação docente, implementação e avaliação. As atividades propostas integraram conteúdos clássicos da Física — vetores, eletrostática e magnetismo — a saberes de matrizes indígenas, afrodescendentes e outras culturas não hegemônicas. Entre as práticas pedagógicas desenvolvidas, destacam-se a atividade “Homem Velho”, inspirada na constelação tupi-guarani, a criação de histórias em quadrinhos, a “Corrida Eletrostática e Gincana Decolonial” e a construção de uma bússola e eletroímã caseiro. Os resultados indicaram maior engajamento dos alunos, fortalecimento do pensamento crítico e valorização da diversidade cultural no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a integração entre conteúdos científicos e epistemologias diversas favorece uma educação transformadora, capaz de romper com paradigmas eurocêntricos e ampliar as possibilidades formativas no ensino de Ciências. 

Abstract

This paper presents the experience developed during the Pedagogical Residency of the Physics Degree course at the Federal University of Alagoas (UFAL), with an emphasis on the application of innovative pedagogical methodologies based on the principles of interculturality and decoloniality. The main objective was to investigate how contextualized and culturally sensitive teaching practices can redefine the teaching of Physics, promoting a critical, inclusive and plural education. The methodology adopted was based on four stages: planning, teacher training, implementation and evaluation. The proposed activities integrated classical Physics content — vectors, electrostatics and magnetism — with knowledge from indigenous, Afro-descendant and other non-hegemonic cultures. Among the pedagogical practices developed, the following stand out: the “Old Man” activity, inspired by the Tupi-Guarani constellation, the creation of comic books, the “Electrostatic Race and Decolonial Gymkhana” and the construction of a homemade compass and electromagnet. The results indicated greater student engagement, strengthening of critical thinking and appreciation of cultural diversity in the teaching-learning process. It is concluded that the integration of scientific content and diverse epistemologies favors a transformative education, capable of breaking with Eurocentric paradigms and expanding the formative possibilities in the teaching of Sciences. 

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Banca Examinadora
Dr. Albuquerque, Samuel Silva de.
Dr. Silva, Willamys Cristiano Soares.
Palavras-chave
Ensino de física.
Residência pedagógica.
Saberes tradicionais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
58
Observações


Não foi possível exibir o PDF