Desafios e perspectivas do processo de ensino e aprendizagem de números racionais na Educação básica: uma investigação bibliográfica documental a partir de periódicos acadêmico-científicos e repositórios digitais
Desafios e perspectivas do processo de ensino e aprendizagem de números racionais na Educação básica: uma investigação bibliográfica documental a partir de periódicos acadêmico-científicos e repositórios digitais
<john.henrique@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho de conclusão de curso refletiu sobre o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo curricular números racionais em etapa de escolarização da Educação Básica no Brasil, com foco nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Partindo da compreensão de que os números racionais representam um conteúdo estruturante para o desenvolvimento do pensamento matemático, este estudo problematizou a persistência de dificuldades em sua abordagem pedagógica e questionou a efetividade da formação docente inicial para lidar com este conteúdo. Fundamentando-se em autores como Arroyo (2013), Coll (2013) e Fiorentini (2013), sustentou-se que o currículo é um campo de disputas e que a formação de professores é impactada por políticas educacionais que, por vezes, limitam a autonomia pedagógica e a profundidade conceitual necessária ao ensino de matemática. A investigação, que adotou uma abordagem qualitativa para a coleta, o tratamento e a análise dos dados, resultou de pesquisa bibliográfica e documental orientadas mais especificamente ao conhecimento dos principais pressupostos teóricos, metodológicos e legais da formação docente inicial em matemática no Brasil, considerando os números racionais como conteúdo curricular obrigatório da Educação Básica; à identificação de possíveis periódicos científicos e repositórios universitários que publicam e divulgam no Brasil estudos voltados à educação matemática, no contexto da Educação Básica; e à análise das ocorrências de publicações, identificadas no acervo de periódicos de educação matemática, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de números racionais, relativas aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, no recorte de 2014 a 2024. Os resultados encontrados, de forma geral, evidenciaram fragilidades na formação docente inicial e continuada, como lacunas na compreensão dos múltiplos significados dos números racionais (frações, decimais e porcentagens), além da predominância de práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas. Por outro lado, as publicações em destaque apontaram possibilidades de inovação, destacando a importância do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o desenvolvimento de abordagens didáticas que valorizem o cotidiano dos alunos. Concluiu-se, pois, que a melhoria no ensino de números racionais exige uma formação inicial e continuada mais crítica e comprometida com os desafios reais da sala de aula, bem como políticas educacionais que reconheçam a complexidade do ensino de matemática. A superação das dificuldades identificadas depende de uma ação articulada entre universidades, escolas, professores e pesquisadores, visando práticas pedagógicas mais significativas, contextualizadas e transformadoras.
This undergraduate thesis reflected on the teaching and learning process of the curricular content "rational numbers" during the schooling stages of Basic Education in Brazil, focusing on the final years of Elementary School and High School. Based on the understanding that rational numbers constitute a foundational content for the development of mathematical thinking, the research problematized the persistent difficulties in its pedagogical approach and questioned the effectiveness of initial teacher education in addressing this topic. Grounded in authors such as Arroyo (2013), Coll (2013), and Fiorentini (2013), the study argued that the curriculum is a contested field and that teacher education is impacted by educational policies that often limit pedagogical autonomy and the conceptual depth required for mathematics teaching. The research adopted a qualitative approach for data collection, processing, and analysis, and was based on bibliographic and documentary sources. It specifically aimed to: understand the main theoretical, methodological, and legal assumptions of initial teacher education in mathematics in Brazil, considering rational numbers as mandatory curricular content in Basic Education; identify relevant scientific journals and university repositories in Brazil that publish studies focused on mathematics education within the context of Basic Education; and analyze publications found in mathematics education journals regarding the teaching and learning of rational numbers in the final years of Elementary School and in High School, within the period from 2014 to 2024. The results generally revealed weaknesses in both initial and continuing teacher education, such as gaps in the understanding of the multiple meanings of rational numbers (fractions, decimals, and percentages), and the predominance of traditional and decontextualized pedagogical practices. On the other hand, the highlighted publications pointed to innovative possibilities, emphasizing the importance of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) and developing didactic approaches that value students' everyday experiences. It was concluded that improving the teaching of rational numbers requires both initial and continuing teacher education that is more critical and engaged with the real challenges of the classroom, as well as educational policies that recognize the complexity of mathematics teaching. Overcoming the identified challenges depends on coordinated efforts among universities, schools, teachers, and researchers, aiming toward more meaningful, contextualized, and transformative pedagogical practices.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Educação básica.
Matemática - Estudo e ensino.
Matemática (Ensino médio).
Matemática (Ensino fundamental) .