A perspectivas de estudantes de Pedagogia sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental
A perspectivas de estudantes de Pedagogia sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental
<20/06/2025>
O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva de estudantes de pedagogia sobre seu papel no ensino de matemática nos anos iniciais. Nessa etapa da educação básica, o papel do pedagogo é fundamental, uma vez que atua como mediador do conhecimento e facilitador da aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Nesse sentido, esta pesquisa visou contribuir com a reflexão sobre a formação dos licenciandos em pedagogia no que se refere diretamente à qualidade do ensino e a eficácia das práticas pedagógicas, que vão oportunizar o desenvolvimento das habilidades matemáticas das crianças. Para este trabalho citaremos alguns autores utilizados: Nascimento (2007), Pontes (1992), Severino (2007), Gil (1999) e Rodrigues e Limena (2006). A metodologia de pesquisa caracterizou-se por ser de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de artigos, livros, e um questionário por meio do google forms com 10 estudantes de pedagogia. O estudo permitiu compreender que a formação em pedagogia precisa de ampliar as experiências teóricas e práticas da didática específica em matemática no ensino fundamental, especialmente, nos anos iniciais, relacionando seus conteúdos com vivências do cotidiano.
This study aims to analyze the perspective of pedagogy students regarding their role in teaching mathematics in the early years. At this stage of basic education, the role of the pedagogue is fundamental, since he or she acts as a mediator of knowledge and facilitator of learning for elementary school children. In this sense, this research aimed to contribute to the reflection on the training of undergraduate pedagogy students with regard directly to the quality of teaching and the effectiveness of pedagogical practices, which will provide opportunities for the development of children's mathematical skills. For this study, we will cite some authors used: Nascimento (2007), Pontes (1992), Severino (2007), Gil (1999) and Rodrigues and Limena (2006). The research methodology was characterized by being of a qualitative nature. Data collection was carried out from articles, books, and a questionnaire through Google Forms with 10 pedagogy students. The study allowed us to understand that training in pedagogy needs to expand the theoretical and practical experiences of specific didactics in mathematics in elementary education, especially in the early years, relating its contents to everyday experiences
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Matemática - Estudo e ensino.
Matemática (Ensino fundamental) .