A perspectivas de estudantes de Pedagogia sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental

A perspectivas de estudantes de Pedagogia sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental

Autor(a)
Medeiros, João Vitor.
<20/06/2025>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
10/03/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva de estudantes de pedagogia sobre seu papel no ensino de matemática nos anos iniciais. Nessa etapa da educação básica, o papel do pedagogo é fundamental, uma vez que atua como mediador do conhecimento e facilitador da aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Nesse sentido, esta pesquisa visou contribuir com a reflexão sobre a formação dos licenciandos em pedagogia no que se refere diretamente à qualidade do ensino e a eficácia das práticas pedagógicas, que vão oportunizar o desenvolvimento das habilidades matemáticas das crianças. Para este trabalho citaremos alguns autores utilizados: Nascimento (2007), Pontes (1992), Severino (2007), Gil (1999) e Rodrigues e Limena (2006). A metodologia de pesquisa caracterizou-se por ser de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de artigos, livros, e um questionário por meio do google forms com 10 estudantes de pedagogia. O estudo permitiu compreender que a formação em pedagogia precisa de ampliar as experiências teóricas e práticas da didática específica em matemática no ensino fundamental, especialmente, nos anos iniciais, relacionando seus conteúdos com vivências do cotidiano. 

Abstract

This study aims to analyze the perspective of pedagogy students regarding their role in teaching mathematics in the early years. At this stage of basic education, the role of the pedagogue is fundamental, since he or she acts as a mediator of knowledge and facilitator of learning for elementary school children. In this sense, this research aimed to contribute to the reflection on the training of undergraduate pedagogy students with regard directly to the quality of teaching and the effectiveness of pedagogical practices, which will provide opportunities for the development of children's mathematical skills. For this study, we will cite some authors used: Nascimento (2007), Pontes (1992), Severino (2007), Gil (1999) and Rodrigues and Limena (2006). The research methodology was characterized by being of a qualitative nature. Data collection was carried out from articles, books, and a questionnaire through Google Forms with 10 pedagogy students. The study allowed us to understand that training in pedagogy needs to expand the theoretical and practical experiences of specific didactics in mathematics in elementary education, especially in the early years, relating its contents to everyday experiences


Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Educação básica.
Matemática - Estudo e ensino.
Matemática (Ensino fundamental) .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
6
Observações


Não foi possível exibir o PDF