Desempenho educacional em matemática no estado de Alagoas: uma análise comparativa dos dados da prova SAVEAL e SAEB

Desempenho educacional em matemática no estado de Alagoas: uma análise comparativa dos dados da prova SAVEAL e SAEB

Autor(a)
Almeida, Rafaella Manuella dos Santos.
<just.rmanuella@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
03/06/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
35
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os resultados das avaliações externas Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL), com foco no desempenho dos estudantes de Alagoas na disciplina de Matemática. A pesquisa, de natureza documental e abordagem quantitativa, fundamenta-se na análise de dados secundários obtidos em sites oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC) e em textos acadêmicos. Os dados analisados abrangem médias de proficiência, níveis de desempenho, percentuais de participação e evolução histórica ao longo dos últimos anos. Os resultados revelam que, apesar de possuírem objetivos semelhantes, os sistemas de avaliação apresentam divergências metodológicas e estruturais. Constatou-se que e os estudantes de Alagoas, em sua maioria, apresentaram desempenho abaixo do esperado em ambas as avaliações, embora tenham ocorrido avanços pontuais ao longo dos anos. Destaca-se que o SAVEAL, por sua abrangência estadual, permite diagnósticos mais direcionados, enquanto o SAEB oferece resultados comparativos em nível nacional. Conclui-se que a utilização combinada dos dois sistemas pode fortalecer o planejamento educacional, possibilitando ações pedagógicas mais eficazes e adaptadas à realidade alagoana.

Abstract

This article aims to conduct a comparative analysis of the results from two external evaluations: the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) and the Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL), focusing on the performance of students from Alagoas in the subject of Mathematics. This documentary andquantitative research is based on the analysis of secondary data obtained from official websites, such as the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) and the Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC), as well as from academic texts. The data analyzed include average proficiency scores, performance levels, participation rates, and historical trends over recent years. The results reveal that, despite pursuing similar objectives, the two assessment systems exhibit methodological and structural differences. It was found that most students from Alagoas performed below the expected level in both assessments, although specific improvements have been observed over the years. It is noteworthy that SAVEAL, due to its state-level scope, enables more targeted diagnoses, while SAEB provides comparative results at the national level. The study concludes that the combined use of both systems can enhance educational planning by supporting more effective pedagogical strategies tailored to the reality of Alagoas. 

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Porto, José Fábio Boia.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Avaliação educacional.
Desempenho escolar.
Matemática - Estudo e ensino.
Estudantes - Avaliação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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