Educação inclusiva na formação dos professores de ciências e biologia.
Educação inclusiva na formação dos professores de ciências e biologia.
<valeria.conceicao@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo investiga a Educação Inclusiva na formação dos professores de Ciências e Biologia por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Foi desenvolvido com o objetivo de verificar como a Educação Inclusiva está posta no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas/ campus Arapiraca/Unidade Educacional Penedo, tendo em vista, que a falta de disciplinas que tratam de questões inclusivas pode acarretar num despreparo nas experiências de estágio e na formação do licenciando, o estudo se justifica pela sua relevância no cenário de formação docente. Dessa forma, realizou-se, uma pesquisa documental no Projeto Pedagógico do Curso, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, os resultados apontaram que o referido documento apresenta seis disciplinas que trabalham a inclusão do aluno com deficiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. No entanto, apenas uma disciplina obrigatória denominada Educação Inclusiva apresenta conteúdos sobre a temática de forma aprofundada, estando disponível somente no 8º período da grade curricular, enquanto os alunos iniciam seus estágios no 6º período sem esse conhecimento e reflexão. Outro ponto que também foi constatado é a quantidade de disciplinas focadas apenas na comunidade surda, sendo duas Atividades Curriculares de Extensão (ACE), e uma Prática Pedagógica como Componente Curricular (PCC). Sendo assim, o estudo sinaliza para a necessidade de revisão no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade Educacional de Penedo.
This study investigates Inclusive Education in the training of Science and Biology teachers through the analysis of the Course Pedagogical Project (PPC). It was developed with the objective of verifying how Inclusive Education is placed in the Pedagogical Project of the Degree Course in Biological Sciences of the Federal University of Alagoas/Arapiraca campus/Penedo Educational Unit, considering that the lack of disciplines that deal with inclusive issues can result in a lack of preparation in the internship experiences and in the training of the undergraduate student, the study is justified by its relevance in the scenario of teacher training. Thus, a documentary research was carried out in the Course Pedagogical Project, whose data were interpreted through the qualitative approach. In view of this, the results indicated that the aforementioned document presents six disciplines that work on the inclusion of students with disabilities in the Degree Course in Biological Sciences. However, only one mandatory subject, called Inclusive Education, presents in-depth content on the topic, and it is only available in the 8th period of the curriculum, while students begin their internships in the 6th period without this knowledge and reflection. Another point that was also observed is the number of subjects focused only on the deaf community, with two Curricular Extension Activities (ACE) and one Pedagogical Practice as a Curricular Component (PCC). Therefore, the study indicates the need to review the Pedagogical Project of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at the Penedo Educational Unit.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Acessibilidade.
Ensino de ciências .
Adaptação curricular.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 26 set. 2026.