Arquitetura inclusiva: estudo preliminar de uma instituição de desenvolvimento infantil adaptada para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Arquitetura inclusiva: estudo preliminar de uma instituição de desenvolvimento infantil adaptada para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
<glorinhasrdamasceno@hotmail.com>
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. É uma condição complexa que afeta cada indivíduo de maneira única, variando em termos de gravidade e manifestações. Por isso, a adequação dos espaços para crianças autistas é essencial para oferecer um ambiente sensorialmente confortável, acessível e seguro, contribuindo para o bem-estar, a autonomia e o desenvolvimento. O objetivo do presente trabalho foi elaborar o estudo preliminar arquitetônico de uma instituição de desenvolvimento infantil adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta arquitetônica foi fundamentada em diretrizes projetuais para atendimento das necessidades particulares dessas crianças. O projeto busca integrar princípios de acessibilidade, sensorialidade e flexibilidade do espaço, proporcionando um local acolhedor e adaptado, que seja capaz de contribuir positivamente para a evolução e bem-estar das crianças independentemente de suas diferenças e sensibilidades.
Autism is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in social interaction, verbal and nonverbal communication, and restricted and repetitive patterns of behavior, interests, or activities. It is a complex condition that affects each individual uniquely, varying in terms of severity and manifestations. Therefore, adapting spaces for autistic children is essential to provide a sensorially comfortable, accessible, and safe environment, contributing to their well-being, autonomy, and development. The objective of this work was to prepare the preliminary architectural study of a child development institution adapted for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The architectural proposal was based on design guidelines to meet the specific needs of these children. The project seeks to integrate principles of accessibility, sensoriality, and flexibility of space, providing a welcoming and adapted place that is capable of contributing positively to the development and well-being of children regardless of their differences and sensitivities.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Neuroarquitetura .
Projeto de acessibilidade.
Arquitetura inclusiva.