A adaptação curricular para a inclusão da pessoa surda nas escolas da rede regular de ensino
A adaptação curricular para a inclusão da pessoa surda nas escolas da rede regular de ensino
<ana.thais@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho aborda a temática da adaptação curricular como uma forma importante de promover a inclusão de estudantes surdos em escolas da rede regular de ensino. O objetivo principal é investigar as barreiras educacionais enfrentadas por esses estudantes, buscando estratégias de adaptação curricular que promovam um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, acolhedor e dinâmico. A pesquisa consiste em uma abordagem narrativa fundamentada em estudos bibliográficos, a partir de legislações, estudos acadêmicos e diretrizes educacionais relacionadas à inclusão de pessoas surdas. O estudo discute conceitos fundamentais, como currículo texto e currículo contexto, abordando algumas das adaptações curriculares fundamentadas por pesquisadores da área de currículo e educação de surdos, como Libâneo (1994), Freire (1970), Sacristán (2010), Moreira e Candau (2003), Gohn (2006); Quadros (2005), Mantoan (2003), Skliar (1998) e Perlin (2003). A pesquisa destaca a relevância de adaptações curriculares como um dos pilares para garantir a inclusão e equidade no ambiente
This paper addresses the important and relevant issue of curricular adaptation as an important way to promote the inclusion of deaf students in regular schools.The main objective is to investigate the educational barriers faced by these students, seeking curricular adaptation strategies that promote a more inclusive, welcoming, and dynamic learning environment. The research consists of a narrative approach grounded in bibliographical studies, based on legislation, academic studies, and educational guidelines related to the inclusion of deaf people. The study discusses fundamental concepts, such as curriculum-text and curriculum-context, addressing some of the curricular adaptations supported by researchers in the field of curriculum and deaf education, such as Libâneo (1994), Freire (1970), Sacristán (2010), Moreira and Candau (2003), Gohn (2006); Quadros (2005), Mantoan (2003), Skliar (1998), and Perlin (2003). The research highlights the relevance of curricular adaptations as one of the pillars to ensure inclusion and equity in the school environment.
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Currículo.
Educação inclusiva.
Educação de surdos.
Estudantes surdos.