Entomologia: percepção dos alunos do Ensino Médio sobre os insetos benéficos e nocivos
Entomologia: percepção dos alunos do Ensino Médio sobre os insetos benéficos e nocivos
<manuela.paz@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho de conclusão de curso teve como foco a entomologia, sua definição consiste em: entomon = insetos e logos = estudo, estudo dos insetos, sendo empregada pela primeira vez por Aristóteles (384-322 a.C.). O estudo buscou compreender como estudantes do ensino médio percebem e categorizam os insetos em seu cotidiano, explorando fatores que influenciam suas atitudes e conhecimentos sobre esses organismos. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada na zona rural do município de Igaci, no estado de Alagoas, envolvendo sessenta alunos, distribuídos entre as turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu a aplicação de um questionário inicial para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, seguida de uma aula sobre a diferenciação entre insetos benéficos e nocivos. Posteriormente, foi realizado um jogo interativo na plataforma Kahoot e, em seguida, o mesmo questionário foi reaplicado para aferir a evolução do entendimento dos participantes. Os resultados mostraram que, inicialmente, a maioria dos alunos associava os insetos a aspectos negativos, como a transmissão de doenças e danos agrícolas, revelando um conhecimento limitado sobre seu papel ecológico, como a polinização e o controle biológico de pragas. Contudo, após as intervenções educativas, observou-se uma mudança significativa na percepção dos estudantes, com maior reconhecimento da importância ecológica dos insetos. Conclui-se que práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental são eficazes para promover a valorização e a conservação desses organismos essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas
This undergraduate thesis focused on entomology, defined as entomon = insects and logos = study, meaning the study of insects, a term first employed by Aristotle (384– 322 B.C.). The research aimed to understand how high school students perceive and categorize insects in their daily lives, exploring factors that influence their attitudes and knowledge about these organisms. The study was conducted in a school located in the rural area of the municipality of Igaci, in the state of Alagoas, involving sixty students distributed across the first, second, and third years of high school. The methodology included the application of an initial questionnaire to assess students’ prior knowledge, followed by a lesson on the differentiation between beneficial and harmful insects. Subsequently, an interactive game was carried out on the Kahoot platform, and the same questionnaire was reapplied to measure the evolution of participants’ understanding. The results showed that, initially, most students associated insects with negative aspects, such as disease transmission and agricultural damage, revealing limited knowledge of their ecological roles, such as pollination and biological pest control. However, after the educational interventions, a significant shift in students’ perceptions was observed, with greater recognition of the ecological importance of insects. It is concluded that pedagogical practices focused on environmental education are effective in promoting the appreciation and conservation of these organisms, which are essential for maintaining ecosystem balance.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Entomologia .
Biologia (Ensino médio).