“É como se a gente precisasse ser sempre mais”: implicações das relações de gênero de jovens mulheres do agreste alagoano sob o olhar da psicologia histórico-cultural

“É como se a gente precisasse ser sempre mais”: implicações das relações de gênero de jovens mulheres do agreste alagoano sob o olhar da psicologia histórico-cultural

Autor(a)
Silva, Ingrydy Lara Araújo.
<ingrydylara@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
25/10/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
155
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com finalidade de trabalho de conclusão de curso da graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Diante disso, esse estudo fundamenta-se nos seguintes problemas: Quais são os efeitos das relações de gênero na constituição da personalidade de mulheres jovens do agreste alagoano? De que maneira e a partir de quais processos a constituição da personalidade afeta as jovens agrestinas alagoanas? Como a Psicologia enquanto Ciência e Profissão pode se debruçar nesta temática?. A fim de elaborar os problemas de pesquisa, foi arquitetado como objetivo geral compreender quais são os impactos das relações de gênero na constituição da personalidade de mulheres jovens do agreste alagoano. De forma complementar, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Identificar a constituição do gênero enquanto categoria analítica a partir de uma perspectiva materialista histórico-dialética; discutir de que forma a personalidade é compreendida sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural e analisar as experiências mediatizadas pelas relações de gênero vivenciadas pelas jovens agrestinas alagoanas. A partir disso, buscou-se debruçar sobre a juventude enquanto um processo-afetivo de desenvolvimento sob o olhar da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo que esse momento da vida é um processo de desenvolvimento permeado pelas categorias de gênero, classe e raça de forma indissociável. Para tanto, a pesquisa tem como referencial teórico autores e autoras que versam sobre os entrelaçamentos das relações de gênero, a juventude, as dimensões étnico-raciais, sexuais e as configurações de um mundo neoliberal capitalista. O método analítico escolhido foi o materialismo histórico-dialético, que resultou na elaboração de três categorias principais: 1. Estruturas sociais dominantes; 2. Elementos constitutivos da personalidade e 3. A Psicologia como ferramenta de enfrentamento da desigualdade de gênero. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo, sendo, essa segunda, efetivada por meio de rodas de conversa com 5 participantes em plataforma de videoconferência. Foi possível perceber através desse trabalho e com o uso da pesquisa participante interventiva, o entrelaçamento das dinâmicas raciais, patriarcais e capitalistas, as quais produziram e seguem produzindo de forma conjunta, processos de marginalização e subordinação que repercutem na vida de mulheres jovens. Percebeu-se também a importância dos profissionais da Psicologia serem agentes de transformação social, a vista que ao trabalhar por meio de uma escuta atenta, sigilosa e com acolhimento, podem oferecer um espaço significativo para a reflexão e a ressignificação das experiências relacionadas ao gênero. Ainda, espera-se a partir desta pesquisa obter reflexões sobre os processos de juventude e desenvolvimento humano no território do agreste alagoano e aumentar a produção de conhecimentos sobre gênero no contexto do agreste alagoano em articulação com estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural.

Abstract

This is a qualitative, exploratory study intended as a final project for the undergraduate Psychology program at the Federal University of Alagoas, Palmeira dos Índios Educational Unit. Therefore, this study is based on the following questions: What are the effects of gender relations on the personality formation of young women from the agreste region of Alagoas? How and through what processes does personality formation affect young women from the agreste region of Alagoas? How can Psychology, as a science and profession, address this topic? To develop the research problems, the general objective was to understand the impacts of gender relations on the personality formation of young women from the agreste region of Alagoas. The following specific objectives were also identified: To identify the constitution of gender as an analytical category from a historical-dialectical materialist perspective; To discuss how personality is understood from the perspective of Historical-Cultural Psychology and to analyze the experiences mediated by gender relations among young women from the Agrestina region of Alagoas. From this perspective, we sought to examine youth as an affective developmental process from the perspective of Historical-Cultural Psychology, understanding that this stage of life is a developmental process inseparably permeated by the categories of gender, class, and race. To this end, the research uses as a theoretical framework authors who address the intertwining of gender relations, youth, ethnic-racial and sexual dimensions, and the configurations of a neoliberalcapitalist world. The analytical method chosen was historical-dialectical materialism, which resulted in the development of three main categories: 1. Dominant social structures; 2. Constitutive elements of personality; and 3. Psychology as a tool for confronting gender inequality. Bibliographical research and fieldwork were conducted, the latter conducted through discussion groups with 5 participants via videoconferencing. Through this work and the use of interventional participatory research, it was possible to identify the intertwining of racial, patriarchal, and capitalist dynamics, which have produced and continue to produce processes of marginalization and subordination that impact the lives of young women. The importance of psychology professionals as agents of social transformation was also evident, given that by working through attentive, confidential, and welcoming listening, they can offer a meaningful space for reflection and redefinition of gender-related experiences. Furthermore, this research hopes to elicit reflections on youth and human development processes in the agreste region of Alagoas and to increase the production of knowledge about gender in the context of the agreste region of Alagoas, in conjunction with studies on Historical-Cultural Psychology.

Orientador(a)
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Banca Examinadora
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Dr.ª Bezerra, Cássia de Castro.
Palavras-chave
Mulheres.
Relações de gênero.
Psicologia histórico-cultural.
Identidade de gênero.
Gêneros (grupos sociais).
Teoria da personalidade.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
7
Observações