Conhecimentos de matemática financeira no Novo Ensino Médio: uma oportunidade de educação financeira
Conhecimentos de matemática financeira no Novo Ensino Médio: uma oportunidade de educação financeira
<mateus.melo@arapiraca.ufal.br>
A
educação financeira é um tema contemporâneo de grande relevância para pessoas
de todas as idades, especialmente para os jovens do Ensino Médio, que em breve
passarão a participar ativamente do mundo financeiro. Esses estudantes estarão
expostos a diversas oportunidades e riscos, cujas consequências podem impactar
significativamente suas vidas. Apesar do amplo acesso à informação, acreditamos
que a educação financeira deve ser tratada de forma sistematizada, e a escola
desempenha um papel fundamental nesse processo — especialmente por meio da
matemática, disciplina que mais se aproxima diretamente do tema. Neste trabalho,
discutimos a importância da educação financeira, a abordagem da matemática financeira
como instrumento para a tomada de decisões conscientes e apresentamos sugestões
de ferramentas digitais que podem apoiar esse processo. Ao final, propomos uma
disciplina eletiva de Educação Financeira, alinhada às diretrizes do Novo
Ensino Médio.
Financial
education is a contemporary topic of great relevance for people of all ages, especially
for high school students who will soon engage actively in the financial world. These
young individuals will face various opportunities and risks that may significantly
impact their lives. Despite the wide availability of information, we argue that
financial education should be addressed in a systematic and structured manner,
with schools playing a key role in this process—particularly through
mathematics, the subject most closely related to the theme. This study
discusses the importance of financial education, explores how mathematical
concepts can support informed financial decision-making, and suggests digital tools
that can assist in this learning journey. Finally, we present a proposal for an
elective course on Financial Education, aligned with the guidelines of the New
High School curriculum reform in Brazil.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Matemática.
Novo Ensino Médio.