Conhecimentos de matemática financeira no Novo Ensino Médio: uma oportunidade de educação financeira

Conhecimentos de matemática financeira no Novo Ensino Médio: uma oportunidade de educação financeira

Autor(a)
Melo, Mateus Rodrigues.
<mateus.melo@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
15/08/2025
Curso/Outros
Mestrado Prof. Mat. Rede Nac. (PROFMAT)
Número de folhas
51
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A educação financeira é um tema contemporâneo de grande relevância para pessoas de todas as idades, especialmente para os jovens do Ensino Médio, que em breve passarão a participar ativamente do mundo financeiro. Esses estudantes estarão expostos a diversas oportunidades e riscos, cujas consequências podem impactar significativamente suas vidas. Apesar do amplo acesso à informação, acreditamos que a educação financeira deve ser tratada de forma sistematizada, e a escola desempenha um papel fundamental nesse processo — especialmente por meio da matemática, disciplina que mais se aproxima diretamente do tema. Neste trabalho, discutimos a importância da educação financeira, a abordagem da matemática financeira como instrumento para a tomada de decisões conscientes e apresentamos sugestões de ferramentas digitais que podem apoiar esse processo. Ao final, propomos uma disciplina eletiva de Educação Financeira, alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio.

Abstract

Financial education is a contemporary topic of great relevance for people of all ages, especially for high school students who will soon engage actively in the financial world. These young individuals will face various opportunities and risks that may significantly impact their lives. Despite the wide availability of information, we argue that financial education should be addressed in a systematic and structured manner, with schools playing a key role in this process—particularly through mathematics, the subject most closely related to the theme. This study discusses the importance of financial education, explores how mathematical concepts can support informed financial decision-making, and suggests digital tools that can assist in this learning journey. Finally, we present a proposal for an elective course on Financial Education, aligned with the guidelines of the New High School curriculum reform in Brazil.

Orientador(a)
Dr. Oliveira, Iury Rafael Domingos de .
Banca Examinadora
Dr. Adauto, Diego Alves.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Palavras-chave
Educação financeira.
Matemática.
Novo Ensino Médio.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
8
Observações


Não foi possível exibir o PDF