Desafios e possibilidades do ensino de física para pessoas com deficiência visual: um estudo sobre estratégias pedagógicas e tecnologias assistidas
Desafios e possibilidades do ensino de física para pessoas com deficiência visual: um estudo sobre estratégias pedagógicas e tecnologias assistidas
<valdenirsoares257@gmail.com>
O ensino de Física, por sua natureza conceitual e pela forte dependência de representações visuais e abstratas, apresenta desafios únicos para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Este trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, tem como objetivo analisar essas barreiras e investigar o potencial de estratégias pedagógicas e Tecnologias Assistivas (TA) para promover um aprendizado mais acessível e significativo. A pesquisa aborda como a predominância de recursos como gráficos, diagramas e modelos visuais pode dificultar a compreensão de conceitos e criar obstáculos à participação ativa desses alunos. Em contrapartida, o estudo explora um conjunto de possibilidades para superar esses desafios. No campo pedagógico, discute-se a importância de abordagens multissensoriais, como o uso de materiais táteis em relevo, modelos tridimensionais e a aplicação da audiodescrição para traduzir informações visuais. A Tecnologia Assistiva (TA) é apresentada como uma área do conhecimento fundamental, com recursos, produtos e práticas que visam promover a autonomia, independência e inclusão social de pessoas com deficiência. São levantadas diversas ferramentas tecnológicas, incluindo leitores de tela para acesso a textos digitais, impressoras Braille e fusores para a criação de gráficos táteis, e a sonificação de dados, que permite a representação de fenômenos físicos por meio de som. Conclui-se que a integração dessas tecnologias com práticas pedagógicas inclusivas é essencial para transformar o ambiente educacional, garantindo não apenas o acesso, mas a plena participação e o desenvolvimento do pensamento científico de estudantes com deficiência visual.
Physics education, due to its conceptual nature and heavy reliance on visual and abstract representations, presents unique challenges for the inclusion of visually impaired students. This study, through a literature review, aims to analyze these barriers and investigate the potential of pedagogical strategies and Assistive Technology (AT) to foster a more accessible and meaningful learning experience. The research addresses how the predominance of resources such as graphs, diagrams, and visual models can hinder the comprehension of concepts and create obstacles to the active participation of these students. Conversely, the study explores a range of possibilities to overcome these challenges. In the pedagogical field, the importance of multisensory approaches is discussed, including the use of tactile relief materials, three-dimensional models, and the application of audio description to translate visual information. Assistive Technology (AT) is presented as a fundamental field of knowledge, encompassing resources, products, and practices aimed at promoting autonomy, independence, and social inclusion for people with disabilities. Various technological tools are surveyed, including screen readers for accessing digital texts, Braille printers and fusers for creating tactile graphics, and data sonification, which enables the representation of physical phenomena through sound. The study concludes that integrating these technologies with inclusive pedagogical practices is essential for transforming the educational environment, ensuring not only access but also the full participation and development of scientific thinking among visually impaired students.
Dr. Silva, Willamys Cristiano Soares.
Tecnologia assistiva.
Ensino de física.