O olhar em "Herói": voyeurismo na ficção contemporânea de Simone Campos
O olhar em "Herói": voyeurismo na ficção contemporânea de Simone Campos
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Este trabalho analisa o conto Herói, de
Simone Campos, a partir de um entendimento do voyeurismo como tema e
procedimento narrativo. Inserida no contexto da literatura brasileira
contemporânea, a narrativa faz uso de características como fragmentação, ironia
e crítica social. Fundamentado em teóricos como Schøllhammer (2010) e Resende
(2008), o estudo compreende o autor contemporâneo como alguém deslocado, capaz
de observar criticamente seu tempo. A análise é conduzida em três eixos: o
olhar fetichizante do narrador sobre as mulheres observadas, a projeção de estereótipos
sobre os personagens e a manipulação dos fatos narrados como expressão de
controle. O protagonista Darel observa, com um binóculo, funcionárias de uma
repartição pública, convertendo-as em objetos de desejo. Mesmo ao iniciar um
relacionamento com uma delas, mantém o distanciamento e a postura voyeurística.
A narrativa revela como o olhar molda a percepção e desafia o leitor a refletir
sobre os limites entre aparência e essência. Conclui-se que Simone Campos utiliza
o voyeurismo para construir uma crítica à forma como se observa e se representa
o outro na contemporaneidade, questionando as fronteiras entre narrador, personagem
e leitor.
This paper analyzes the short story
Herói, by Simone Campos, based on na understanding of voyeurism as both theme
and narrative procedure. Situated within the context of contemporary Brazilian
literature, the narrative employs characteristics such as fragmentation, irony,
and social critique. Drawing on theorists such as Schøllhammer (2010) and
Resende (2008), the study conceives of the contemporary author as a displaced
figure, capable of critically observing their time. The analysis is conducted
along three axes: the fetishizing gaze of the narrator toward the women he observes,
the projection of stereotypes onto the characters, and the manipulation of narrated
facts as an expression of control. The protagonist, Darel, watches female employees
of a public office through binoculars, turning them into objects of desire. Even
after beginning a relationship with one of them, he maintains both his distance
and his voyeuristic posture. The narrative reveals how the gaze shapes
perception and challenges the reader to reflect on the boundaries between
appearance and essence. It is concluded that Simone Campos employs voyeurism to
construct a critique of the ways in which the other is observed and represented
in contemporary times, questioning the boundaries between narrator, character,
and reader.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Campos, Simone, 1983 -.
Literatura contemporânea.