A educação ambiental por meio da ludicidade: estado do conhecimento realizado na Revista Brasileira de Educação Ambiental.

A educação ambiental por meio da ludicidade: estado do conhecimento realizado na Revista Brasileira de Educação Ambiental.  

Autor(a)
Silva, Yara Roberta de Lisboa.
<yara.lisboa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/03/2025
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
78
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Trabalhar a Educação Ambiental por meio da ludicidade contribui para mudança de postura dos discentes em relação como lidar com certas situações vivenciadas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da ludicidade para a Educação Ambiental, através do estado do conhecimento realizado na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Tal análise tem como objetivos específicos: a) Verificar todas as publicações sobre ludicidade na Educação Ambiental na Revista Brasileira de Educação Ambiental; b) Descrever as ferramentas e estratégias lúdicas presentes nas pesquisas sobre Educação Ambiental publicadas na Revista; e, c) Compreender como a ludicidade na Educação Ambiental inserida na prática docente contribui com a mudança de posturas relacionadas ao meio ambiente. Tais objetivos levaram a responder a seguinte problemática: qual a contribuição da ludicidade na Educação Ambiental? A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, os dados foram coletados através do levantamento do estado de conhecimento sobre o objeto pesquisado. Considera-se que práticas lúdicas favorecem a aprendizagem e a mudança/melhora de posturas concernentes ao meio ambiente. Os resultados ratificaram que a metodologia lúdica que envolve os jogos promovem habilidades intelectuais e sociais, como raciocínio, criatividade, colaboração e resolução de conflitos, além de estimular a aprendizagem ativa e a busca por soluções desafiadoras; as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento humano, a imaginação, a socialização e fortalecem vínculos, cooperação, empatia e respeito; a contação de histórias estimula a imaginação, promove a reflexão e fortalece a formação de identidades, criando uma relação de troca entre contador e ouvinte, e as músicas são fundamentais para o desenvolvimento dos discentes, facilitando uma conexão e interesse com a atividade desenvolvida, além de auxiliar na apresentação de novas informações ambientais sensibilizando os discentes na aprendizagem. Esse estudo destaca a importância da ludicidade na Educação Ambiental, mostrando como recursos lúdicos são eficazes no ensino e na sensibilização ambiental, com diversas estratégias pedagógicas disponíveis.  

Abstract

Working on environmental education through playfulness helps to change students' attitudes towards acting in the street and dealing with certain situations they experience. This research aims to analyze the contribution of playfulness to Environmental Education, through the state of knowledge carried out in the Brazilian Journal of Environmental Education. This analysis has the following specific objectives: a) To verify all the publications on playfulness in environmental education in the Brazilian Journal of Environmental Education; b) To describe the playful tools and strategies present in the research on environmental education published in the Journal; and, c) To understand how playfulness in environmental education inserted into teaching practice contributes to changing attitudes towards the environment. These objectives will lead to answering the following question: What is the contribution of playfulness in environmental education? The methodology is qualitative, with a bibliographical approach, and the data will be collected by surveying the state of knowledge about the object being researched. It is considered that playful practices favor learning and changing/improving attitudes towards the environment. Games promote intellectual and social skills, such as reasoning, creativity, collaboration and conflict resolution, as well as stimulating active learning and the search for challenging solutions. Play contributes to human development, imagination, socialization and strengthens bonds, cooperation, empathy and respect. Storytelling stimulates the imagination, promotes reflection and strengthens the formation of identities, creating a relationship of exchange between storyteller and listener, and music is fundamental to the development of students, facilitating a connection and interest in the activity developed, as well as helping to present new environmental information, sensitizing students to learning. This study highlights the importance of playfulness in Environmental Education, showing how playful resources are effective in teaching and raising environmental awareness, with various pedagogical strategies available.  

Orientador(a)
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Banca Examinadora
Dr.ª Porto, Camila Souza.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Meio ambiente.
Formação de professor.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
34
Observações


Não foi possível exibir o PDF