Análise das práticas de docentes de biologia em contextos de superlotação de turmas: uma revisão de literatura.

Análise das práticas de docentes de biologia em contextos de superlotação de turmas: uma revisão de literatura.  

Autor(a)
Silva, Josenilda Santos da.
<josenilda.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
14/05/2025
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
29
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A superlotação das salas de aula tem um impacto direto sobre o trabalho dos professores, levando a uma série de desafios. Atender às necessidades individuais de cada aluno, torna-se complicado, e gerenciar a complexidade da sala de aula, torna-se cada vez mais difícil, pois isso resulta na redução do tempo disponível para as atividades práticas e interativas. Dessa forma, a presente pesquisa analisou as práticas de ensino dos docentes de Biologia em turmas com superlotação de alunos. O trabalho apresenta uma pesquisa descritiva, do tipo qualitativa. Nessa direção, realizou-se uma revisão de literatura, utilizando o Google Acadêmico como ferramenta de pesquisa, para levantar os estudos realizados sobre a superlotação nas salas de aulas. A metodologia adotada envolveu a definição rigorosa de critérios de inclusão e exclusão para selecionar os estudos mais relevantes. De acordo com os 7 trabalhos analisados, foi revelado diversos desafios enfrentados pelos professores, além da superlotação das salas de aula. Uma das principais dificuldades é a infraestrutura precária das escolas, com salas inadequadas, escassez de recursos pela falta de materiais didáticos, equipamentos e tecnologias adequadas para o ensino. Falta de apoio pedagógico, desvalorização profissional, sobrecarga de trabalho e falta de interesse dos alunos. Esses desafios comprometem a qualidade do ensino e da aprendizagem, afetando diretamente as práticas docentes. 

Abstract

Overcrowding in classrooms has a direct impact on teachers' work, leading to a series of challenges. Meeting the individual needs of each student becomes complicated and managing the complexity of the classroom becomes increasingly difficult, as this results in a reduction in the time available for practical and interactive activities. Thus, this research analyzed the teaching practices of Biology teachers in classes with overcrowding of students. The work presents a descriptive, qualitative research. In this direction, a literature review was carried out, using Google Scholar as a research tool, to survey the studies carried out on overcrowding in classrooms. The methodology adopted involved the rigorous definition of inclusion and exclusion criteria to select the most relevant studies. According to the seven studies analyzed, several challenges faced by teachers were revealed, in addition to overcrowding in classrooms. One of the main difficulties is the precarious infrastructure of schools, with inadequate classrooms, scarcity of resources due to the lack of teaching materials, equipment and adequate technologies for teaching. Lack of pedagogical support, professional devaluation, work overload and lack of student interest. These challenges compromise the quality of teaching and learning, directly affecting teaching practices. 

Orientador(a)
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Banca Examinadora
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Palavras-chave
Prática docente.
Ensino de biologia.
Formação docente.
Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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