Análise das práticas de gestão de pessoas no controle da rotatividade no call center AeC Arapiraca
Análise das práticas de gestão de pessoas no controle da rotatividade no call center AeC Arapiraca
<joao.melo1@arapiraca.ufal.br>
A rotatividade constitui um desafio para a Gestão de pessoas (GP) e para as organizações, visto que suas causas partem por meio do colaborador ou da própria organização, que movidos por fatores internos ou externos decidem pelo não permanecimento, acarretando custos e necessidade imediata de reposição de pessoal. O estudo apresenta uma análise detalhada e propostas de melhorias frente aos fatores que alavancam os índices de rotatividade de pessoal na empresa de call center AeC localizada no agreste alagoano na cidade de Arapiraca, visando analisar o papel das práticas de gestão e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos aplicados na empresa por meio do departamento de gestão de pessoas e da percepção dos colaboradores. O trabalho teve como base o método de estudo de caso, por meio de abordagem qualitativa e levantamento de informações por meio de formulários semi estruturados, direcionados aos colaboradores e a gestão de pessoas da AeC Arapiraca. Desta forma, todas as etapas aplicadas na pesquisa, refletiram que as causas ligadas à rotatividade de pessoal em sua maioria se dão por parte da gestão que projeta perfil específico de colaborador e não oferece benefícios à altura das cobranças atribuídas ao funcionário.
Turnover poses a challenge for Human Resources Management (HRM) and organizations, as its causes stem from the individual employee or the organization itself. Internal or external factors drive employee turnover, leading to costs and the need for immediate personnel intervention. This study presents a detailed analysis and proposed improvements to the factors driving employee turnover rates at the call center company AeC, located in the rural region of Alagoas, in the city of Arapiraca. It analyzes the role of management practices and contributes to improving the company's processes through the HR department and employee perceptions. The study was based on the case study method, using a qualitative approach and data collection through semi-structured forms, directed at employees and HR management at AeC Arapiraca. Thus, all the steps applied in the research served to reflect that the causes linked to staff turnover are mostly due to management that projects a specific employee profile and does not offer benefits that match the demands placed on the employee.
Ma. Prochazka, Gleyssielle Lira.
Gestão de pessoas.
Rotatividade nas organizações.