Diagnóstico estratégico e proposta de plano de ação em uma microempresa do comércio varejista de carnes localizada em Girau do Ponciano - AL
Diagnóstico estratégico e proposta de plano de ação em uma microempresa do comércio varejista de carnes localizada em Girau do Ponciano - AL
<afraniosantos18@gmail.com>
O presente trabalho teve o objetivo de analisar o perfil do gestor, realizar a análise SWOT em conjunto com a matriz GUT, fazer o diagnóstico estratégico e propor medidas corretivas por meio do plano 5W2H em uma microempresa do setor de comércio varejista de carnes denominada Açougue Central, localizado na cidade de Girau do Ponciano AL. A pesquisa se justifica pela importância das microempresas para a economia local, no qual são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda, mas que ainda enfrentam altas taxas de mortalidade, sobretudo pela ausência de planejamento e gestão eficiente. A metodologia utilizada neste trabalho caracterizou – se por pesquisa de carácter exploratório e descritivo, com a realização de visitas técnicas à empresa entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, onde foram realizadas entrevistas com o gestor e observações diretas do ambiente organizacional, além de revisão bibliográfica em livros e artigos acadêmicos em repositórios físicos e online como o google acadêmico e portal periódicos capes. As ferramentas utilizadas para o diagnóstico estratégico foram a análise SWOT, matriz GUT e o plano de ação 5W2H. Os resultados demonstraram que a empresa apesar de estar no mercado a algum tempo apresenta diversos pontos fortes relevantes, no entanto ainda não possui nenhum planejamento formal adequado, deixando a mesma exposta a diversas vulnerabilidades, uma vez que o gestor não utiliza nenhuma ferramenta de apoio, baseando – se exclusivamente em experiências pessoais e conhecimentos empíricos. Desta forma, mesmo em empresas com a cultura de caráter familiar muito forte, é possível a adoção de ferramentas que possam possibilitar um diferencial competitivo significativo proporcionando maior controle, eficiência, duração e sustentabilidade do negócio ao longo do tempo. O uso dessas ferramentas demonstrou ser viável, de fácil aplicação e capaz de gerar melhorias concretas na gestão empresarial, o que reforça a importância da disseminação desse conhecimento entre os pequenos empreendedores, contribuindo assim para a redução das altas taxas de mortalidade empresarial no país.
This study aimed to analyze the strategic management practices adopted by a microenterprise in the meat retail sector located in the city of Girau do Ponciano, Alagoas. The goal was to understand the company's application and use of strategic management practices and propose corrective measures that contribute to business improvement. The research is justified by the importance of microenterprises to the local economy, where they are responsible for a large portion of job and income generation, yet they still face high mortality rates, mainly due to the lack of efficient planning and management. The methodology used was qualitative, exploratory, and descriptive. Technical visits to the company were conducted between January and February 2025. Interviews with the manager and direct observations of the organizational environment were conducted, as well as a bibliographic review of books and academic articles in physical and online repositories such as Google Scholar and the CAPES journal portal. The tools used for the strategic diagnosis were SWOT analysis, the GUT matrix, and the 5W2H action plan. The results demonstrated that, despite having been in the market for some time, the company presents several significant strengths. However, it still lacks any adequate formal planning, leaving it exposed to several vulnerabilities, as the manager does not utilize any support tools, relying exclusively on personal experience and empirical knowledge. Thus, even in companies with a very strong family culture, it is possible to adopt tools that can provide a significant competitive advantage by providing greater control, efficiency, durability, and sustainability of the business over time. The use of these tools proved to be viable, easy to apply, and capable of generating concrete improvements in business management, reinforcing the importance of disseminating this knowledge among small entrepreneurs, thus contributing to reducing the high business mortality rates in the country.
Me. Silva, Samayk Henrique Ferro da.
Planejamento estratégico.
Globalização.