Formação docente no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: uma análise dos relatórios de atividades anuais de 2019 a 2023
Formação docente no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: uma análise dos relatórios de atividades anuais de 2019 a 2023
<wanessa.almeida@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo buscou analisar o
papel do Programa de Educação Tutorial (PET) Química da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL) para o desenvolvimento profissional docente de seus
participantes, a partir dos relatórios anuais de atividades de 2019 a 2023. De
natureza qualitativa e documental, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo de
Bardin (2011), a partir da qual foram estabelecidas quatro categorias
temáticas. Na categoria formação para a prática docente, identificaram-se cinco
atividades em 2019, duas em 2020, duas em 2021, cinco em 2022 e duas em 2023.
Evidenciou-se o desenvolvimento de habilidades como planejamento, mediação de
atividades, simplificação da linguagem e condução de aulas, que contribuíram
para o aprimoramento da prática pedagógica e para a aproximação entre teoria e
prática. Na categoria interação e comunicação com diferentes públicos,
observaram-se quatro atividades em 2019, quatro em 2020, uma em 2021, uma em
2022 e três em 2023. Constatou-se o fortalecimento de competências como expressão
oral, argumentação, diálogo, debate e superação da timidez, que favoreceram a
formação comunicativa dos licenciandos. Na categoria autonomia e protagonismo,
registraram-se duas atividades em 2019, três em 2020, uma em 2021, uma em 2022
e três em 2023. As ações envolveram, principalmente, organização e execução de
eventos, promovendo a autonomia, o protagonismo e a liderança. Por fim, na
categoria escrita científica, foram identificadas três atividades em 2019, duas
em 2020, duas em 2021, uma em 2022 e uma em 2023. Evidenciou-se o
aperfeiçoamento de competências de comunicação escrita, produção de textos e
trabalhos acadêmicos, contribuindo para a consolidação da identidade docente e
do pensamento científico. Com isso, os resultados obtidos a partir da análise
dos relatórios anuais evidenciaram que as atividades desenvolvidas pelo PET
Química contribuíram significativamente para o desenvolvimento da formação de
professores dentro do programa, estimulando a construção de saberes importantes
para a atuação profissional.
This study sought to analyze the
contributions of the Chemistry Tutorial Education Program (PET) of the Federal
University of Alagoas (UFAL) to the professional development of its
participants, based on the annual activity reports from 2019 to 2023. Qualitative
and documentary in nature, the research used Bardin's (2011) content analysis,
from which four thematic categories were established. In the category of
training for teaching practice, five activities were identified in 2019, two in
2020, two in 2021, five in 2022, and two in 2023. The development of skills
such as planning, activity mediation, language simplification, and class
conduction was evidenced, which contributed to the improvement of pedagogical
practice and to the rapprochement between theory and practice. In the category
of interaction and communication with different audiences, four activities were
observed in 2019, four in 2020, one in 2021, one in 2022, and three in 2023.
The strengthening of skills such as oral expression, argumentation, dialogue,
debate, and overcoming shyness was observed, which favored the communicative
training of undergraduate students. In the autonomy and protagonism category,
two activities were recorded in 2019, three in 2020, one in 2021, one in 2022,
and three in 2023. The activities primarily involved organizing and executing
events, promoting autonomy, protagonism, and leadership. Finally, in the
scientific writing category, three activities were identified in 2019, two in
2020, two in 2021, one in 2022, and one in 2023. The improvement of written
communication skills, text production, and academic papers was evidenced,
contributing to the consolidation of teaching identity and scientific thinking.
Therefore, the results obtained from the analysis of the annual reports
demonstrated that the activities developed by PET Chemistry contributed
significantly to the development of teacher training within the program,
stimulating the development of knowledge important for professional practice.
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Formação docente.
Ensino de química.
Prática pedagógica.