Formação docente no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: uma análise dos relatórios de atividades anuais de 2019 a 2023

Formação docente no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: uma análise dos relatórios de atividades anuais de 2019 a 2023

Autor(a)
Almeida, Wanessa Kelly Vieira de.
<wanessa.almeida@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
06/11/2025
Curso/Outros
Química
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo buscou analisar o papel do Programa de Educação Tutorial (PET) Química da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o desenvolvimento profissional docente de seus participantes, a partir dos relatórios anuais de atividades de 2019 a 2023. De natureza qualitativa e documental, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da qual foram estabelecidas quatro categorias temáticas. Na categoria formação para a prática docente, identificaram-se cinco atividades em 2019, duas em 2020, duas em 2021, cinco em 2022 e duas em 2023. Evidenciou-se o desenvolvimento de habilidades como planejamento, mediação de atividades, simplificação da linguagem e condução de aulas, que contribuíram para o aprimoramento da prática pedagógica e para a aproximação entre teoria e prática. Na categoria interação e comunicação com diferentes públicos, observaram-se quatro atividades em 2019, quatro em 2020, uma em 2021, uma em 2022 e três em 2023. Constatou-se o fortalecimento de competências como expressão oral, argumentação, diálogo, debate e superação da timidez, que favoreceram a formação comunicativa dos licenciandos. Na categoria autonomia e protagonismo, registraram-se duas atividades em 2019, três em 2020, uma em 2021, uma em 2022 e três em 2023. As ações envolveram, principalmente, organização e execução de eventos, promovendo a autonomia, o protagonismo e a liderança. Por fim, na categoria escrita científica, foram identificadas três atividades em 2019, duas em 2020, duas em 2021, uma em 2022 e uma em 2023. Evidenciou-se o aperfeiçoamento de competências de comunicação escrita, produção de textos e trabalhos acadêmicos, contribuindo para a consolidação da identidade docente e do pensamento científico. Com isso, os resultados obtidos a partir da análise dos relatórios anuais evidenciaram que as atividades desenvolvidas pelo PET Química contribuíram significativamente para o desenvolvimento da formação de professores dentro do programa, estimulando a construção de saberes importantes para a atuação profissional.

Abstract

This study sought to analyze the contributions of the Chemistry Tutorial Education Program (PET) of the Federal University of Alagoas (UFAL) to the professional development of its participants, based on the annual activity reports from 2019 to 2023. Qualitative and documentary in nature, the research used Bardin's (2011) content analysis, from which four thematic categories were established. In the category of training for teaching practice, five activities were identified in 2019, two in 2020, two in 2021, five in 2022, and two in 2023. The development of skills such as planning, activity mediation, language simplification, and class conduction was evidenced, which contributed to the improvement of pedagogical practice and to the rapprochement between theory and practice. In the category of interaction and communication with different audiences, four activities were observed in 2019, four in 2020, one in 2021, one in 2022, and three in 2023. The strengthening of skills such as oral expression, argumentation, dialogue, debate, and overcoming shyness was observed, which favored the communicative training of undergraduate students. In the autonomy and protagonism category, two activities were recorded in 2019, three in 2020, one in 2021, one in 2022, and three in 2023. The activities primarily involved organizing and executing events, promoting autonomy, protagonism, and leadership. Finally, in the scientific writing category, three activities were identified in 2019, two in 2020, two in 2021, one in 2022, and one in 2023. The improvement of written communication skills, text production, and academic papers was evidenced, contributing to the consolidation of teaching identity and scientific thinking. Therefore, the results obtained from the analysis of the annual reports demonstrated that the activities developed by PET Chemistry contributed significantly to the development of teacher training within the program, stimulating the development of knowledge important for professional practice.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Banca Examinadora
Ma. Sena, Danielly Stephany Cavalcante.
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Formação docente.
Ensino de química.
Prática pedagógica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
24
Observações


Não foi possível exibir o PDF