O potencial dos passos de dança do "Hip Hop" para as aulas de física no Ensino médio
O potencial dos passos de dança do "Hip Hop" para as aulas de física no Ensino médio
<flavio.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho busca avaliar as potencialidades do uso de movimentos de dança do Hip Hop em aulas de Física. Sua metodologia consiste na videoanálise de movimentos de breaking através do software Tracker, onde é possível trabalhar temas como queda livre, tempo de voo, período e frequência. Esta prostate SE sustenta nas relações humanas entre arte e ciência, e pretende demonstrar como a videoanálise pode ser utilizada de maneira ampla nos estudos físicos, estando facilmente disponível através de um software livre, e de fácil utilização, como o Tracker. Apesar de limitações naturais no uso do Tracker para vídeos com movimentação de câmera, sua utilização ainda é possível em caráter qualitativo, ao permitir analisar trechos em câmera lenta, quadro a quadro, possibilitando debates acerca do vídeo apresentado. De todo modo, extrair informações temporais de um movimento por meio do Tracker, nos permite posteriormente avaliar grandezas dependentes do tempo, como a velocidade inicial de um salto, por exemplo. Os objetivos pretendidos foram alcançados parcialmente, dada a natureza dos vídeos analisados, contudo, foi possível evidenciar o uso do Tracker como uma ferramenta de muitos ganhos para propostas ativas de aprendizagem em ambiente escolar e acadêmico.
This work seeks to evaluate the potential of using Hip Hop dance movements in Physics classes. Its methodology consists of the video analysis of breaking movements through the Tracker software, where it is possible to address themes such as free fall, flight time, period, and frequency. This proposal is supported by the human relations between art and science and intends to demonstrate how video analysis can be widely used in physical studies, being readily available through free and easy-to-use software, such as Tracker. Despite natural limitations in using Tracker for videos with camera movement, its use is still possible on a qualitative basis, as it allows for the analysis of segments in slow motion, frame by frame, enabling discussions about the analyzed video. In any case, extracting temporal information from a movement through Tracker allows for the subsequent evaluation of time-dependent quantities, such as the initial velocity of a jump, for example. The intended objectives were partially achieved, given the nature of the analyzed videos; however, it was possible to demonstrate the use of Tracker as a tool with many benefits for active learning proposals in school and academic environments.
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Dr. Maceno, Talvanes Eugênio.
Ensino de física.
Hip hop (Gênero musical).
Tracker (Software).