Avaliação de aprendizagem em matemática: explorando o desenvolvimento holístico - uma análise multidimensional

Avaliação de aprendizagem em matemática: explorando o desenvolvimento holístico - uma análise multidimensional

Autor(a)
Santos, Maria de Fátima Batista.
<mariadefatimabatistasantos42@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
02/08/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
65
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho de conclusão de curso é resultado de mais de 24 anos de experiência própria e observações de colegas de trabalho, bem como de uma pesquisa envolvendo 24 professores de matemática da educação básica (ensino médio e fundamental). Acredita-se que a avaliação em matemática desempenha um papel fundamental no processo educativo, e é fundamental considerar diferentes critérios para garantir sua eficácia. É destacada a importância da construção participativa e da homologação das práticas avaliativas pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, sendo essencial para garantir que a avaliação seja coerente com os objetivos educacionais estabelecidos. Além disso, é importante discutir o pensamento dos professores em relação às práticas avaliativas, observando até que ponto eles estão preparados para buscar abordagens inovadoras. A avaliação em matemática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento ético do cidadão, incentivando a reflexão crítica e o pensamento ético nos alunos. Na sociedade atual, os professores são vistos como os principais agentes de mudança na construção de uma sociedade democrática e ética, na qual o pensamento crítico é valorizado. É importante que os educadores estejam preparados para adotar práticas inovadoras de avaliação que promovam não apenas a aprendizagem matemática, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes. A nível nacional, já existem propostas de avaliação do ensino aprendizagem de forma holística, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É fundamental que a educação básica perceba e adote esse movimento de mudança, permitindo que os professores assumam seu papel de protagonistas na transformação do sistema educacional. Em resumo, a avaliação em matemática não se limita apenas a medir o desempenho dos alunos, mas desempenha um papel fundamental na formação ética e crítica dos cidadãos, destacando o poder dos professores de influenciar positivamente essa transformação e a promoção de uma sociedade mais democrática e ética. 

Abstract

This course conclusion work is the result of more than 24 years of my own experience and observations from co-workers, as well as research involving 24 mathematics teachers in basic education (high school and elementary school). It is believed that mathematics assessment plays a fundamental role in the educational process, and it is essential to consider different criteria to ensure its effectiveness. The importance of participatory construction and approval of evaluation practices by the Political-Pedagogical Project (PPP) of schools is highlighted, being essential to ensure that the evaluation is coherent with the established educational objectives. Furthermore, it is important to discuss teachers' thoughts regarding assessment practices, observing the extent to which they are prepared to seek innovative approaches. Assessment in mathematics can significantly contribute to the ethical development of citizens, encouraging critical reflection and ethical thinking in students. In today's society, teachers are seen as the main agents of change in building a democratic and ethical society, in which critical thinking is valued. It is important that educators are prepared to adopt innovative assessment practices that promote not only mathematical learning, but also the integral development of students. At a national level, there are already proposals for evaluating teaching and learning in a holistic way, such as the Basic Education Assessment System (SAEB) and the National Secondary Education Examination (ENEM). It is essential that basic education perceives and adopts this movement of change, allowing teachers to assume their role as protagonists in the transformation of the educational system. In summary, assessment in mathematics is not limited to just measuring student performance but plays a fundamental role in the ethical and critical formation of citizens, highlighting the power of teachers to positively influence this transformation and the promotion of a more democratic and ethics. 

Orientador(a)
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Banca Examinadora
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Dr. Silva Júnior, Rinaldo Vieira da.
Palavras-chave
Ética.
professor de matemática.
Educação.
Avaliação em matemática.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
11
Observações


Não foi possível exibir o PDF