Avaliação de aprendizagem em matemática: explorando o desenvolvimento holístico - uma análise multidimensional
Avaliação de aprendizagem em matemática: explorando o desenvolvimento holístico - uma análise multidimensional
<mariadefatimabatistasantos42@gmail.com>
Este trabalho de conclusão de curso é
resultado de mais de 24 anos de experiência própria e observações de colegas de
trabalho, bem como de uma pesquisa envolvendo 24 professores de matemática da
educação básica (ensino médio e fundamental). Acredita-se que a avaliação em
matemática desempenha um papel fundamental no processo educativo, e é
fundamental considerar diferentes critérios para garantir sua eficácia. É
destacada a importância da construção participativa e da homologação das
práticas avaliativas pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, sendo
essencial para garantir que a avaliação seja coerente com os objetivos
educacionais estabelecidos. Além disso, é importante discutir o pensamento dos
professores em relação às práticas avaliativas, observando até que ponto eles
estão preparados para buscar abordagens inovadoras. A avaliação em matemática
pode contribuir significativamente para o desenvolvimento ético do cidadão,
incentivando a reflexão crítica e o pensamento ético nos alunos. Na sociedade
atual, os professores são vistos como os principais agentes de mudança na
construção de uma sociedade democrática e ética, na qual o pensamento crítico é
valorizado. É importante que os educadores estejam preparados para adotar
práticas inovadoras de avaliação que promovam não apenas a aprendizagem
matemática, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes. A nível
nacional, já existem propostas de avaliação do ensino aprendizagem de forma
holística, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). É fundamental que a educação básica perceba e
adote esse movimento de mudança, permitindo que os professores assumam seu
papel de protagonistas na transformação do sistema educacional. Em resumo, a
avaliação em matemática não se limita apenas a medir o desempenho dos alunos,
mas desempenha um papel fundamental na formação ética e crítica dos cidadãos,
destacando o poder dos professores de influenciar positivamente essa
transformação e a promoção de uma sociedade mais democrática e ética.
This
course conclusion work is the result of more than 24 years of my own experience
and observations from co-workers, as well as research involving 24 mathematics
teachers in basic education (high school and elementary school). It is believed
that mathematics assessment plays a fundamental role in the educational
process, and it is essential to consider different criteria to ensure its
effectiveness. The importance of participatory construction and approval of
evaluation practices by the Political-Pedagogical Project (PPP) of schools is
highlighted, being essential to ensure that the evaluation is coherent with the
established educational objectives. Furthermore, it is important to discuss
teachers' thoughts regarding assessment practices, observing the extent to
which they are prepared to seek innovative approaches. Assessment in
mathematics can significantly contribute to the ethical development of
citizens, encouraging critical reflection and ethical thinking in students. In
today's society, teachers are seen as the main agents of change in building a
democratic and ethical society, in which critical thinking is valued. It is
important that educators are prepared to adopt innovative assessment practices
that promote not only mathematical learning, but also the integral development
of students. At a national level, there are already proposals for evaluating
teaching and learning in a holistic way, such as the Basic Education Assessment
System (SAEB) and the National Secondary Education Examination (ENEM). It is
essential that basic education perceives and adopts this movement of change,
allowing teachers to assume their role as protagonists in the transformation of
the educational system. In summary, assessment in mathematics is not limited to
just measuring student performance but plays a fundamental role in the ethical
and critical formation of citizens, highlighting the power of teachers to
positively influence this transformation and the promotion of a more democratic
and ethics.
Dr. Silva Júnior, Rinaldo Vieira da.
professor de matemática.
Educação.
Avaliação em matemática.