Farfalla: aprendizagem de Libras utilizando o design de jogos

Farfalla: aprendizagem de Libras utilizando o design de jogos

Autor(a)
Valério, João Arthur Oliveira.
<arthur.valerio@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
19/11/2025
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a principal forma de comunicação da comunidade surda do Brasil. Apesar dela ter sido instaurada como a segunda língua oficial do país, ainda hoje percebe-se na sociedade a falta de fluência da sociedade nessa língua, reforçando a barreira comunicativa. Com base nisso, este trabalho apresenta o Farfalla, uma aplicação desenvolvida para auxiliar no ensino de Libras, utilizando técnicas de gamificação e teorias pedagógicas para desenvolver um protótipo utilizando a Unity Engine. O projeto foi implementado em C#, estruturado em módulos com baixo acoplamento e uso extensivo de ScriptableObjects, o que permitiu a criação de novos conteúdos diretamente no editor, sem alterações no código-fonte. A pesquisa baseou-se no modelo teórico de motivação e engajamento ARCS de Keller. Além disso, foram considerados os modelos de perfis de jogadores, como a tipologia de Bartle e o Hexad de Marczewski, que classificam diferentes estilos de interação e preferências por mecânicas de jogo. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica e pedagógica da proposta, evidenciando o potencial dos jogos digitais como ferramenta complementar para o aprendizado de Libras e a promoção da inclusão comunicacional.

Abstract

The Brazilian Sign Language (Libras) is the main form of communication within the Deaf community in Brazil. Although it has been established as the country’s second official language, there is still a lack of fluency among the general population, reinforcing communication barriers. Based on this context, this work presents Farfalla, an application developed to assist in the teaching of Libras through gamification techniques and pedagogical theories, resulting in a prototype built with the Unity Engine. The project was implemented in C#, structured in low-coupled modules, and made extensive use of ScriptableObjects, which allowed new content to be created directly in the editor without modifying the source code. The research was based on Keller’s ARCS theoretical model of motivation and engagement. In addition, player profile models such as Bartle’s typology and Marczewski’s Hexad were considered, which classify different interaction styles and preferences for game mechanics. The results demonstrate the technical and pedagogical feasibility of the proposal, highlighting the potential of digital games as a complementary tool for learning Libras and promoting communicational inclusion.

Orientador(a)
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Barbosa, Alexandre de Andrade.
Dr. Afonso, Ricardo Alexandre.
Palavras-chave
Comunicação.
Gamificação.
Inclusão educacional.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Unity (Motor de jogo).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
13
Observações


Não foi possível exibir o PDF