Comparação do desempenho em teste de coordenação motora entre crianças de diferentes níveis de estatura
Comparação do desempenho em teste de coordenação motora entre crianças de diferentes níveis de estatura
O presente estudo teve como principal objetivo realizar a comparação em um teste de coordenação motora (KTK) entre escolares com diferentes níveis de estatura. A amostra foi composta por 101 escolares do município de Arapiraca, AL, Brasil, com idades entre 8,0 e 8,9 anos. As crianças tiveram a massa corporal e a estatura mensuradas e foram submetidas ao Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder- KTK), proposto por Kiphard e Schilling (1974), composto por 4 tarefas: marcha em equilíbrio elevado à retaguarda (EQR), saltos monopedais (SAM), saltos laterais (STL) e transposição lateral (TRL) . Foi utilizado o método da estatística descritiva (mínimo, máximo, média e desvio padrão) para as variáveis antropométricas e tarefas do KTK. As tabelas da OMS (2007) foram utilizadas como referência para a análise da estatura de cada um dos escolares. Para fins de análise estatística, optou-se pelo método não-paramétrico de KrukalWallis. Nesta etapa, a amostra foi dividida em três grupos estaturais, sendo 1 baixa estatura (EST<P50), 2 média estatura (P50<EST<P85) e 3 alta estatura (EST>P85). O nível de significância adotado é de p<0,05. Não houve diferenças significativas na comparação de grupos estaturais, mas ocorreu uma tendência onde houve decréscimo em três tarefas do KTK (EQR, STL e TRL) para os escolares no grupo 3, em relação aos grupo 1 e 2. A partir dos resultados pode-se concluir que não houve diferenças nas tarefas do teste de coordenação motora relacionadas à estatura.
The present study aimed to make a comparison on a test of motor coordination (KTK) among students with different levels of height. The sample consisted of 101 students from the municipality of Arapiraca, AL, Brazil, with ages between 8.0 and 8.9 years. The children's body mass and height were measured and submitted to the Body Coordination Test for Children (Körperkoordinationstest Für Kinder-KTK), proposed by Kiphard and Schilling (1974), consists of 4 tasks: gait balance high rear (EQR), jumps monopedais (SAM), lateral jumps (STL) and lateral transposition (TRL). Method was used descriptive statistics (minimum, maximum, mean and standard deviation) for the anthropometric variables and tasks KTK. Tables WHO (2007) were used as reference for analyzing the height of each of the students. For statistical analysis, we opted for the non-parametric method of Krukal-Wallis. In this step, the sample was divided into three groups statures, 1 short stature (EST <P50), 2 medium height (P50 <3 EST <P85) and high stature (EST> P85). The level of significance is p <0.05. There were no significant differences in the comparison groups statures, but there was a trend where there was a decrease in three tasks KTK (EQR, STL and TRL) for the students in group 3 compared to group 1 and 2. From the results it can be concluded that there were no differences in the tasks of the test motor coordination related to height.
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Coordenação motora.
Escolares.
A BCA possui a versão impressa em seu acervo.