De discurso em discurso se fazem as mulheres: o livro didático como instrumento de letramento e construção identitária

De discurso em discurso se fazem as mulheres: o livro didático como instrumento de letramento e construção identitária

Autor(a)
Santos, Erinaldo da Silva.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
10/07/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Embora algumas transformações tenham ocorrido na sociedade brasileira nas últimas décadas e os direitos femininos tenham sido ampliados, ainda são constantes na mídia, nas ruas, na escola, na igreja, na vida cotidiana discursos que tendem a colocar as mulheres em condições de dependência e submissão. Nesse contexto, resolvemos voltar nossa atenção para os discursos que circulam em livros didáticos, buscando analisar e discutir que significados são construídos acerca dos diversos modos de “ser” mulher, em questões de exercício de um livro didático do segundo ano da coleção “Girassol: saberes e fazeres do campo”. Para tanto, orientamo-nos pelo viés da pesquisa qualitativa e por uma concepção de língua(gem) como uma atividade interativa (BAKHTIN, 2010), como forma de ação/performance (BUTLER, 2014), em que os sujeitos, ao interagirem com o(s) outro(s), estão construindo papéis, relações, valores, crenças e ideologias ao se posicionam em determinadas identidades sociais. A análise das questões de exercícios apontou para a construção de uma visão essencializada da feminilidade, em que características como doçura, beleza, fragilidade estariam ligadas à morfologia das mulheres. Além disso, foi constante uma visão dicotômica das relações de gênero e a imposição de padrões de masculinidade e feminilidade hegemônicos, sendo as outras (novas) formas de feminilidade quase sempre silenciadas.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Banca Examinadora
Dr.ª Leite, Camila Tavares.
Esp. Araújo Neto, Humberto Meira de.
Palavras-chave
Livro didático.
Letramento.
Feminilidade.
Performance de gênero.
Identidade da mulher.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
200
Observações


Não foi possível exibir o PDF