Modelos tridimencionais e imagens como ferramenta para a compreensão do desenvolvimento embrionário humano
Modelos tridimencionais e imagens como ferramenta para a compreensão do desenvolvimento embrionário humano
O ensino de embriologia humana é um conteúdo que apresenta dificuldades de compreensão pelos estudantes devido às fases gestacionais, falta de material escolar, com isso novas metodologias estão ganhando destaque. O presente trabalho foi motivado pelas atividades desenvolvidas durante a participação do PIBID-Ciências Biológicas, e teve como objetivo averiguar o rendimento escolar dos estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Arapiraca – Alagoas, sobre o desenvolvimento embrionário a partir da utilização de modelos tridimensionais e imagens como ferramentas didáticas. Participaram da pesquisa 60 alunos de ambos os sexos, com idades entre 14 e 55 anos. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas e os estudantes foram avaliados através de quatro testes. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel for Windows para análise estatística descritiva e suporte na construção de gráficos e tabelas. Para comparar as médias obtidas no teste 1, teste 2 e teste 3 foi utilizada a ANOVA e o teste de Tukey (HSD), considerando um intervalo de confiança de 95%. A fim de avaliar o papel do uso de imagens foram considerados exclusivamente os 35 alunos que participaram dos três testes. Observou-se que no teste 1 a média foi 3,457 no teste 2 a média 3,069 e no teste 3 média 5,280. Verificou-se que houve diferença significativa entre as notas médias dos testes (valor de p <0.0001). Entre o teste 1 e o teste 2 não observou-se diferença significativa. Estatisticamente o teste 1 comparado ao teste 3 e o teste 2 comparado ao teste 3 mostraram-se significativo dentro do intervalo de confiança. Com relação à oficina, dos quinze estudantes participantes 67% obteve resultado ≥ a nota média escolar e 33% apresentou nota inferior à média escolar. Do grupo que não participou da oficina (33 alunos) 36% alcançou nota ≥ à média escolar e 64% dos estudantes apresentaram nota inferior à média escolar. A partir da utilização de metodologias como os vídeos e as imagens didáticas, foi possível verificar que os estudantes apresentaram resultados significativos quanto ao seu rendimento sobre o conteúdo e que a modelagem em biscuit foi uma importante ferramenta utilizada que também auxiliou na melhoria do rendimento dos estudantes sobre o assunto ‘estágios embrionários’.
The teaching of human embryology is a content that the students present difficulties to understand due to the gestational stages, lack of school materials, with this new methodologies are gaining prominence. The reference work was motivated through the activities developed during the participation of the PIBID-Biological Sciences, and had as aimed to verify the school performance of the students of the 1st year of the high school of a public school in the Arapiraca city, Alagoas, On the embryonic development from the use of three-dimensional models and images as educational tools. Participated in the survey 60 students of both sexes, with ages between 14 and 55 years. The study was developed in four stages and students were evaluated through four tests. The data were tabulated in Microsoft Excel spreadsheet for Windows for descriptive statistical analysis and support in the construction of graphs and tables. To compare the averages obtained in the test 1, test 2 and test 3, the ANOVA and the Tukey test (HSD) were used, considering a 95% co In order to assess the role of the use of images were considering solely the 35 students who participated in the three tests, it has been observed that in test 1, the average was 3.457, 3.069 average test 2 and test 3 average of 5.280. It was found that there was a significant difference between the averages of notes tests (p-value <0.0001). Between the test 1 and test 2 no significant difference was observed. Statistically the test 1 compared to test 3 and test 2 compared to test 3 showed significant within the confidence interval. With regard to the workshop, the 15 participating students 67% obtained result ≥ the average grade school and 33% presented a note below the average school. The group that had not participated in the workshop (33 students) 36% achieved note ≥ the average and 64% of school students showed note below the average school. From the use of methodologies such as videos and didactic images it was possible to verify that the students showed significant results regarding their income on the content and that the modeling in the biscuit was an important tool used which also helped to improve the income of students on the subject embryonic stages.
Esp. Menezes, Fábio Henrique Ferreira de.
Aprendizagem.
Metodologia.