Resolução de problemas matemáticos no Ensino médio com o método da heurística de Polya: experiência na Escola Estadual Padre Aurélio Góis - Junqueiro / AL
Resolução de problemas matemáticos no Ensino médio com o método da heurística de Polya: experiência na Escola Estadual Padre Aurélio Góis - Junqueiro / AL
O presente trabalho foi desenvolvido com base no método de heurísticas de resolução de problemas como o método de Polya 1 (1986), que consiste em quatro etapas distintas de aplicação, sendo elas: 1) compreender o problema; 2) estabelecer um plano; 3) executar o plano e 4) verificar a solução do problema, para só assim chegar a uma solução ou ao mais próximo possível disso. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas do ensino médio, sendo elas respectivamente do 1°, 2° e 3° anos, do turno vespertino da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, situada no município de Junqueiro deste estado Alagoas. O objetivo desta referida pesquisa é analisar como os professores de matemática das já citadas turmas desenvolvem a aplicação de conteúdos matemáticos com base na resolução de problemas, se tratando de um método eficaz por ser um mecanismo que aguça a curiosidade e a vontade do aluno em compreender as problemáticas propostas e a buscar meios para resolvê-las. O tipo de pesquisa que se enquadra o trabalho a ser desenvolvido trata-se de uma pesquisa qualitativa que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando suas peculiaridades e experiências individuais. Nesta etapa, procuramos identificar melhor o perfil de cada docente, com o objetivo de conhecê-lo mais detalhadamente, tanto em sua formação como na sua prática.
The present work was developed based on the method of problem solving heuristics as the method of Polya (1986), which consists of four distinct stages of application, being: 1) to understand the problem; 2) establish a plan; 3) execute the plan and 4) verify the solution of the problem, only to arrive at a solution or as close as possible. The research was developed in three high school classes, being respectively the 1st, 2nd and 3rd years of the afternoon shift of the Padre Aurélio Góis State School, located in the municipality of Junqueiro of this state of Alagoas. The objective of this research is to analyze how mathematics teachers of the aforementioned classes develop the application of mathematical contents based on problem solving, if it is an effective method because it is a mechanism that sharpens the student's curiosity and willingness to understand The problems proposed and to seek ways to solve them. The type of research that fits the work to be developed is a qualitative research that focuses on the subjective character of the analyzed object, studying its peculiarities and individual experiences. At this stage, we seek to better identify the profile of each teacher, with the purpose of knowing him in more detail, both in his training and in his practice.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Heurística.
Método.
Resolução de problemas.