Um estudo relacionado ao entendimento de estudantes do 9° ano sobre equação polinomial do 2º grau: uma abordagem fundamentada na resolução de problemas

Um estudo relacionado ao entendimento de estudantes do 9° ano sobre equação polinomial do 2º grau: uma abordagem fundamentada na resolução de problemas

Autor(a)
Silva, Maria Rosa.
Ano de publicação
2017
Data da defesa
10/05/2017
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As equações polinomiais são consideradas conceitos fundamentais da Álgebra, no âmbito educacional representam para os alunos o início de uma nova etapa no estudo da Matemática, pois trazem uma nova linguagem através de símbolos e regras de manipulações desconhecidas até então. Devido seu nível de abstração as expressões algébricas costumam ser vista como um assunto de difícil compreensão e essa má impressão contribui diretamente com os diversos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem existentes em sala de aula. Sabe-se que apesar das equações quadráticas fazerem parte de uma área de estudo dita abstrata estas são frequentemente utilizadas para resolver situações problemas do mundo real e sobre tudo em aplicações que podem fazer parte do cotidiano dos alunos. Ciente da importância que esse conteúdo tem na vida escolar e social dos alunos foi de interesse do presente trabalho descrever como ocorreu o desenvolvimento da Álgebra e sobre tudo das equações quadráticas ao longo do tempo, bem como sua inclusão no currículo escolar brasileiro, foi importante ainda verificar sobre o entendimento de alunos do 9º ano sobre as equações polinomiais do 2° grau, por meio de uma abordagem fundamentada na resolução de situações problemas. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de caráter quali-quantitativa, a qual possibilitou compreender que os estudantes pesquisados não conseguiram desenvolver as competências e habilidades necessárias para solucionar as situações problemas envolvendo as equações quadráticas, fato que pode ser acompanhado ao longo das discursões apresentadas.

Abstract

The polynomial equations are considered fundamental concepts of Algebra, in the educational context they represent for the students the beginning of a new stage in the study of Mathematics, because they bring a new language through symbols and rules of manipulations unknown until then. Because of their level of abstraction, algebraic expressions are often viewed as a difficult subject to understand, and this poor impression contributes directly to the various problems related to teaching and learning in the classroom. It is known that although the quadratic equations are part of an area of study called abstract they are often used to solve real-world problem situations and above all in applications that can be part of students' daily lives. Aware of the importance of this content in the school and social life of the students, it was in the interest of the present work to describe how the development of Algebra and especially of the quadratic equations over time, as well as its inclusion in the Brazilian school curriculum, was still important To verify the understanding of 9th grade students about the polynomial equations of the second grade, through an approach based on the resolution of problem situations. For this purpose, a qualitative-quantitative methodology was used, which made it possible to understand that the students studied were unable to develop the skills and abilities necessary to solve the problem situations involving the quadratic equations, a fact that can be followed throughout the discursions presented.

Orientador(a)
Dr.ª Brito, Maria Betânea Gomes da Silva.
Coorientador(a)
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
equações quadráticas.
Ensino de álgebra.
Resolução de problemas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
206
Observações


Não foi possível exibir o PDF