Registros de representação semiótica e o ensino de função quadrática: um estudo de caso
Registros de representação semiótica e o ensino de função quadrática: um estudo de caso
Diante da necessidade atual de se elaborar novos métodos de ensino que ajude os alunos a desenvolver competências e habilidades que os auxiliem em suas jornadas acadêmica e social, é preciso que haja um trabalho voltado, principalmente, para a apropriação de conceitos. Sendo assim, por se tratar de um conteúdo relevante para o ensino de matemática, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar, sob à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica – desenvolvida pelo professor francês Raymond Duval –, se um grupo de alunos se apropriaram do objeto matemático Função Quadrática. Para tanto, a metodologia utilizada para a coleta de dados foi a Pesquisa de Campo, pois além de terem sido realizadas Pesquisas Bibliográficas e Documentais, ainda houve a aplicação de um Formulário com oito itens, onde foram analisadas as respostas de 50 alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Arapiraca-AL. Também é feito nessa investigação um recorte histórico que visa esclarecer como o ensino dessa disciplina ocorreu em nosso país, buscando evidenciar os principais fatores que impactaram, em particular, sobre o ensino de Funções. Dessa forma, foram analisadas obras de autores como Miorin (1995), Pavanello (1993), Valente (2008), D’Ambrosio (1999) dentre outros. Ao final desse trabalho pode-se constatar que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa possuem lacunas em sua aprendizagem, fato evidenciado pela utilização, de forma insatisfatória, das atividades de tratamento e, principalmente, de conversão.
Faced with the current need to develop new teaching methods that help students develop skills and abilities that help them in their academic and social journeys, it is necessary that work is focused mainly on the appropriation of concepts. Therefore, the main objective of this research is to analyze, in the light of the Theory of Registers of Semiotic Representation - developed by the French professor Raymond Duval -, if a group of students appropriated the mathematical object Quadratic Function. To do so, the methodology used for data collection was the Field Survey, since in addition to the Bibliographical and Documentary Researches, there was also the application of a Form with eight items, where the responses of 50 students who studied 2nd year of the High School of a public school in the city of Arapiraca-AL. It is also done in this investigation a historical clipping that aims to clarify how the teaching of this discipline occurred in our country, seeking to highlight the main factors that impacted, in particular, on the teaching of Functions. In this way, the works of authors such as Miorin (1995), Pavanello (1993), Valente (2008) and D'Ambrosio (1999) were analyzed. At the end of this study, it can be seen that most of the students who participated in the research have gaps in their learning, a fact evidenced by the unsatisfactory use of treatment and, mainly, conversion activities.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Registro de representação semiótica.
Tratamentos.
Aprendizagem.
Conversão.