Nova perspectiva para o ensino da tabuada: traços de uma investigação diagnóstica entre professores e alunos

Nova perspectiva para o ensino da tabuada: traços de uma investigação diagnóstica entre professores e alunos

Autor(a)
Holanda, Kelvin Henrique Correia de.
Ano de publicação
2017
Data da defesa
08/10/2017
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Neste trabalho monográfico é investigado o ensino de tabuada, a partir de uma nova perspectiva, o que provoca uma expansão nos debates acerca dessa temática, que ainda cabe muita reflexão e análise no cenário educacional brasileiro. A investigação científica centrou-se em um levantamento das mais acentuadas dificuldades encontradas na educação matemática, destacando a importância de analisar o ensino das quatro operações básicas da aritmética com números naturais e a utilização da tabuada para memorizar os principais resultados dessas operações, passando pelo rótulo da matemática ser a disciplina mais difícil e a forte dependência do encadeamento de conteúdos matemáticos. Com fundamentação teórica em artigos e livros de alguns importantes estudiosos da área, como: Ponte (1994b), D’Ambrosio (2012) e Lima (2012). Nesta pesquisa ficou evidenciado que o domínio da tabuada reflete na aprendizagem da maioria dos conteúdos do Ensino Fundamental e, portanto, requer diferentes metodologias de ensino para garantir a aprendizagem de tal conteúdo. Foram privilegiadas as técnicas de uma pesquisa de campo que utilizou questionários com professor e alunos para investigar e diagnosticar como os alunos ingressam no 7º ano do Ensino Fundamental e saber qual a concepção dos professores sobre o ensino da tabuada. A investigação se deu na Escola Estadual Adriano Jorge localizada no município de Arapiraca-AL. Os resultados demostraram um fraco nível de aprendizagem dos alunos pesquisados com o conteúdo da tabuada e alertou para a necessidade de capacitar os professores para utilizarem metodologias de ensino que trabalhem nas séries iniciais a memorização da tabuada junto com a compreensão das propriedades das operações. Esperamos que as discussões e os resultados apresentados neste trabalho sirvam para nortear novas pesquisas sobre o ensino da tabuada.

Abstract

In this monographic work the teaching of mathematics table is investigated from a new perspective, which provokes an expansion in discussions about this theme, that still admits much reflection and analysis in the Brazilian educational scene. The scientific research focused on a survey of the most intense difficulties found in mathematics education, highlighting the importance of analyzing the teaching of the four basic operations of arithmetic with natural numbers and the use of the mathematics table to memorize the main results of these operations, passing by the stereotype of mathematics being the most difficult discipline and the strong dependence of the chain of mathematical contents, with theoretical foundation in articles and books of some important scholars of the area, namely: Ponte (1994b), D'Ambrosio (2012) and Lima (2012) . In this research it was evidenced that knowledge of the mathematics table reflects in the learning of most of the contents of Elementary School and, therefore, it requires different teaching methodologies to guarantee the learning of such content. The techniques of a field work that used questionnaires with teachers and students to investigate and diagnose how students enter the 7th year of elementary school and to know the teachers' conception about the teaching of the mathematics table were privileged. The investigation took place at the State School Adriano Jorge located in the county of Arapiraca-AL. The results showed a low level of learning of the students surveyed with the content of the mathematics table and alerted to the need to train teachers to use teaching methodologies that work in the initial series to memorize the mathematics tables together with the understanding of the properties of operations. We hope that the discussions and results presented in this paper serve to guide new research on the teaching of the mathematics table.

Orientador(a)
Dr.ª Costa, Rosemeire Marcedo.
Banca Examinadora
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Tabuada.
As quatro operações.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
216
Observações


Não foi possível exibir o PDF