O jogo nas aulas de matemática no Ensino médio: apontamentos de sua importância na Escola Arthur Ramos - Arapiraca / AL

O jogo nas aulas de matemática no Ensino médio: apontamentos de sua importância na Escola Arthur Ramos - Arapiraca / AL

Autor(a)
Figuerôa, Sheyla Crislane da Silva.
Ano de publicação
2017
Data da defesa
08/11/2017
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
54
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho Monográfico foi delineado a partir de estudos relacionados à utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem da matemática. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar, se os professores do Ensino Médio utilizam o jogo como recurso metodológico nas aulas de matemática. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola de rede pública localizada em Arapiraca-Al, e os sujeitos foram os alunos do 1º do Ensino Médio que responderam o questionário proposto mediante sorteio, assim como também convidamos os professores da instituição, e a fim de entendermos melhor este recurso nas aulas de matemática apenas duas professoras que lecionavam no Ensino Médio se dispuseram a participar e posteriormente nos concederam uma entrevista. A escolha por este tema surgiu durante os Estágios Supervisionados em que pude observar que no Ensino Fundamental os professores usam com maior frequência os jogos didáticos e educativos para ensinar os alunos já que trabalhar com a ludicidade facilita bastante a aprendizagem delas. Logo além disso, constatamos que no Ensino Médio os professores não utilizava este recurso com a mesma frequência, notemos que no Ensino Médio os alunos apresentam mais dificuldades em aprender os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Logo o jogo apresenta-se como uma excelente ferramenta pedagógica de ensino-aprendizagem para estes alunos. A modalidade desta pesquisa foi a de cam- po e a análise dos dados e a interpretação dos resultados foram embasadas no referencial teórico de Kishimoto (2003), Lara (2011) e Piaget (1990) entre outros. Conclui-se que é preciso que os professores utilizem cada vez mais este recurso nas aulas, pois, quando as situações de jogos são bem aproveitadas os alunos sentem-se mais motivados a aprenderem.

Abstract

The present Monographic work was delineated from studies related to the use of the game in the teaching-learning process of mathematics. Thus, the objective of this work was to investigate whether high school teachers use the game as a methodological resource in mathematics classes. For this, the research was carried out in a public school located in Arapiraca-Al, and the subjects were the students of the 1st High School who answered the questionnaire proposed by lot, as well as invited the professors of the institution, and in order to better understand this resource in mathematics classes, only two teachers who taught in High School were willing to participate and later granted us an interview. The choice for this theme arose during Supervised Internships in which I could observe that in Primary Education, teachers use educational and educational games more frequently to teach students, since working with playfulness facilitates their learning. In addition, we found that teachers did not use this resource at the same frequency in the middle school, but in the middle school students have more difficulties in learning the mathematical contents worked in the classroom. Soon the game presents itself as an excellent pedagogical teaching-learning tool for these students. The modality of this research was field and data analysis and interpretation of the results were based on the theoretical reference of Kishimoto (2003), Lara (2011) and Piaget (1990) among others. It is concluded that teachers need to use this resource more and more in class, because when game situations are well enjoyed, students feel more motivated to learn.

Orientador(a)
Dr.ª Costa, Rosemeire Marcedo.
Banca Examinadora
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Jogos matemáticos.
Ensino médio.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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